O P. José Maria Brito, jesuíta, partiu para a Casa do Pai (atualizada)
O P. José Maria Brito, fundador do Ponto SJ, morreu esta tarde de segunda-feira, dia 22 de abril, em Évora, aos 48 anos.
O velório será nesta terça-feira, dia 23 de abril, na Igreja do Espírito Santo, em Évora, a partir das 10:30 horas. Às 12:30 horas será celebrada Missa de corpo presente, sob a presidência do Arcebispo de Évora e com a presença do Provincial dos Jesuítas em Portugal. O cortejo fúnebre segue depois para o Porto, onde haverá missa ao final da tarde. O funeral será no dia seguinte, quarta-feira.
O Senhor Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, em seu nome pessoal e em nome da Arquidiocese de Évora, apresenta sentidas condolências à sua extremosa família e à Companhia de Jesus.
É com enorme pesar e consternação, mas também com imensa gratidão por tanto bem recebido através da sua vida, que a Província Portuguesa da Companhia de Jesus informa que morreu esta tarde o P. José Maria Brito. Aos 48 anos, o P. José Maria estava na comunidade de Évora, onde sofreu no domingo um AVC despoletado por vários tumores que desconhecia.
Fundador do Ponto SJ, que dirigiu com enorme entusiasmo e espírito de missão, estava há um ano e meio a viver na comunidade dos jesuítas em Évora. Aí colaborava ativamente com a Arquidiocese na equipa da pastoral familiar e com o Casarão, centro universitário da Arquidiocese. Era assistente regional da Comunidade de Vida Cristã (CVX)- Além Tejo e também presidente da Fundação Gonçalo da Silveira.
Neste momento de enorme tristeza e dor, unimo-nos à família, amigos e a todos os que tiveram a bênção de se cruzar com o Zé Maria ao longo da sua vida.
Fonte da notícia: https://pontosj.pt/especial/ate-ja-amigo-e-companheiro-de-missao/
Ao final da tarde desta segunda-feira, a Igreja do Espírito Santo, em Évora, encheu-se para a celebração da Eucaristia pelo P. José Maria Brito, sj.
Recordamos a última entrevista que o P. José Maria Brito, sj, deu ao Programa Ser Igreja, em Novembro de 2023, a propósito da nova missão que tinha assumido na Arquidiocese na coordenação do Departamento da Pastoral Familiar.