O que é um Jubileu?
Um Jubileu é um tempo forte de indulgência e graça de Deus, alcançáveis mediante certas obras penitenciais, como peregrinações e visitas a igrejas. É proclamado pelo Papa, atualmente, de 25 em 25 anos. Com raízes no ano sabático dos hebreus, que se celebrava de 50 em 50 anos (Lv 25,8-66), o primeiro Jubileu cristão data do ano 1300, proclamado pelo papa Bonifácio VIII, que mandou que se repetisse de 100 em 100 anos em memória do nascimento de Cristo. Este ritmo depois fixou-se nos atuais 25. A par dos jubileus ordinários, tem havido outros extraordinários, por ocasião de datas ou acontecimentos memoráveis (Anos Santos da Redenção; Anos Marianos…). Além destes jubileus há ainda outros de carácter local ou particular. (https://arquivo.ecclesia.pt/catolicopedia/artigo.php?id_entrada=89)
Sinais do Jubileu

A Peregrinação
A peregrinação é uma experiência de conversão, de mudança da existência para a orientar para a santidade de Deus.

Porta Santa
Jesus disse “Eu sou a Porta”. A Porta Santa assume, assim, o simbolismo de atravessar e chegar até Cristo.

Reconciliação
Trata-se de viver o sacramento da reconciliação, de aproveitar este tempo para redescobrir o seu valor e receber pessoalmente a palavra do perdão de Deus.
Oração
O Jubileu é um momento privilegiado para nos reaproximarmos de Deus, de crescer na oração e intimidade com Deus.

Liturgia
Um Jubileu é sempre um convite à redescoberta da liturgia e a uma renovação do modo de viver a liturgia, sobretudo a Eucaristia.

Caridade
A caridade é essencial à fé cristã, unindo amor e crença como caminho para a verdadeira conversão.

Indulgência jubilar
A indulgência é manifestação concreta da misericórdia de Deus, que ultrapassa os limites da justiça humana e a transforma.

Profissão de fé
A profissão de fé, também chamada “símbolo”, é um sinal de reconhecimento próprio dos batizados; exprime o conteúdo central da fé e recolhe sinteticamente as principais verdades que um crente aceita e testemunha no dia do seu batismo e partilha com toda a comunidade cristã para o resto da sua vida.
Guia do Jubileu 2025 Évora
Explore os eventos do Jubileu, conecte-se com a comunidade e viva experiências únicas e espirituais.
Celebração de Abertura
2024-12-29
Abertura do Ano Jubilar na Catedral de Évora, com início na Igreja de Santo Antão, 29 dezembro, 16h30,
Adoração Eucarística na Catedral
todas as 5ª feiras
Entre as 15h00 e as 17h00. A Adoração, por se realizar numa Igreja Jubilar, tem a possibilidade de Indulgência. Haverá também sacerdote a confessar.
Peregrinação dos Jovens a Roma
28 de Julho a 03 de agosto
Encerramento do ano Jubilar
2025-09-10
Encerramento do Ano Jubilar Diocesano na Catedral de Évora.