ATIVIDADES
Formação Teológica
Ao longo dos 46 anos da sua existência, o ISTE tem fundamentalmente garantido a formação teológica dos futuros Sacerdotes de todo o Sul de Portugal, mas também de candidatos oriundos predominantemente de Cabo Verde, Angola, Timor-Leste, e ainda de outros países da Europa e da América Latina.
Formação Permanente
O ISTE, além do Curso de Teologia, tem mantido regularmente, a formação permanente, em várias modalidades:
Curso de Cultura Teológic
O Curso de Cultura Teológica funciona em horário pós-laboral, quer em Évora quer noutras localidades da Arquidiocese, com alguns polos em simultâneo.
Curso de Formação de Leitores
A partir de 1988, o ISTE organiza o Curso de Formação de Leitores em toda a Arquidiocese de Évora, formando centenas de leitores.
Curso de Formação de Diáconos Permanentes
O ISTE organiza, outrossim, o Curso de Formação de Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Évora. Este curso, em alguns anos, contou também com a participação de candidatos da Diocese de Beja. Este curso tem a duração de três anos. 21
Curso Básico de Ciências Religiosas
Em 1992, começou a lecionar o Curso Básico de Ciências Religiosas, que dava habilitação própria aos Professores de Educação Moral e Religiosa Católica nas escolas estatais. Em colaboração com a Universidade de Évora, lecionou também a componente pedagógica que dava acesso à profissionalização dos mesmos professores.
Pós-Graduação em Orientação e Mediação Familiar e em Gestão de IPSS
O ISTE tem desenvolvido ainda um conjunto de parcerias com instituições congéneres do Ensino Superior, e nesse sentido, em 2005 lecionou o curso de Pós-graduação em Orientação e Mediação Familiar, em colaboração com a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP), e em 2007, o curso de Pós-graduação em Gestão de Instituições Particulares de Solidariedade Social, em parceria com a Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da UCP.
Actualização Interdiocesana do Clero
Pela sua particular importância merece uma referência especial a Actualização Interdiocesana do Clero, um projeto que envolve desde há vários anos toda a Província Eclesiástica, tendo contado alguns anos com a presença da Diocese de Setúbal. Com um número nunca inferior a 100 participantes, e o acompanhamento dos nossos Bispos, tem decorrido nos últimos anos no Algarve, durante 4 dias, com temáticas sempre atuais e de crucial importância. Este projeto tem permitido trazer até nós, entre outros, os Cardeais Gianfranco Ravasi, Ayuso Guixot; Mons. Rino Fisichella; Mons. Vincenzo Paglia, e muitos outros especialistas de Portugal, Espanha e Itália, que em muito têm contribuído para tornar e consolidar esta iniciativa como uma das mais significativas do género em Portugal. O Cardeal Ravasi transmitiu-nos mesmo que, em algumas reuniões internacionais em que tem participado, apresentou a Actualização como exemplar e, por isso, modelo a seguir. A título de exemplo indicamos alguns dos temas desta iniciativa a todos os títulos reconhecida:
2015 – “Que pastores para a Igreja no Mundo actual?”;
2016 – “Família: centralidade, renovação e continuidade”;
2017 – “Levar Cristo às periferias humanas e existenciais: os novos Areópagos”; 2018 – “Secularização, Diálogo, Discernimento. Desafios para uma Igreja «semper renovanda»”;
2019 – “O Homem: Caminho de Cristo e da Igreja”;
2020 – “Ecologia integral: o homem no centro da criação”;
2021 – “Diálogo, opção evangélica e ponte civilizacional”;
2022 – “Testemunhar com audácia o Evangelho, força renovadora da Humanidade”;
2023 – “Igreja Sinodal, uma Igreja atenta aos sinais dos tempos”.
Diálogos sobre a Fé
Em virtude da pandemia da Covid 19, que nos colocou desafios e limitou alguns dos nossos planos, o ISTE envolveu-se no Ano Académico 2020-2021 num projeto formativo através de uma plataforma digital, a que deu o nome de “Diálogos sobre a Fé”, o qual teve um excelente acolhimento dentro e fora da Arquidiocese