HISTÓRIA

HISTÓRIA

O Instituto Superior de Teologia de Évora (ISTE) foi criado em 08 de Setembro de 1977, por Decreto do então Arcebispo de Évora D. David de Sousa, e a partir de 1985 passou a ser Interdiocesano, com Estatutos aprovados pelos três Bispos da Província Eclesiástica de Évora (Évora, Beja e Algarve), que passaram a constituir o seu Conselho Superior.

Até ao Ano Académico de 2019-2020 vigorou um Protocolo entre o ISTE e a Faculdade de Teologia da UCP, que permitiu aos nossos alunos concluir o Curso de Teologia na UCP, obtendo o Mestrado Integrado em Teologia (MIT). Em virtude do términus deste Protocolo, que uniu durante vários anos as duas Instituições, o ISTE procurou garantir o seu futuro e a sua identidade própria enquanto única Escola Teológica da Província Eclesiástica de Évora, e é nesta linha que se integra o processo de afiliação com a Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia de Salamanca (UPSA).

Esta afiliação levou-nos a empreender um conjunto de reformas internas, que nos vão permitir uma maior proximidade ao modelo seguido pela UPSA, de acordo com as orientações da Constituição Apostólica Veritatis Gaudium. Em concreto, alterámos significativamente os nossos Estatutos, atualizámos as estruturas de governo e de representação, e apostámos na reforma e simultaneamente na valorização do Corpo Docente. Este esforço direcionou-se também na adaptação do nosso Plano de Estudos ao da UPSA.

O ISTE é hoje e quer continuar a ser cada vez mais, uma instituição verdadeiramente insubstituível e incontornável ao serviço das Igrejas do Alentejo e do Algarve, as quais compõem a mais extensa Província Eclesiástica de Portugal, dotada de características muito peculiares por razões históricas e por circunstâncias sociais e políticas específicas. A inculturação da fé e a incarnação nas diversas realidades das nossas Dioceses e neste Mundo Pós-Moderno em que vivemos, fazem parte do ADN do ISTE.

ÓRGÃOS DE GOVERNO

 Atualmente são estes os órgãos de governo do Instituto Superior de Teologia de Évora:

 

Conselho Superior

Dom Francisco José Senra Coelho, Arcebispo de Évora

Dom José João dos Santos Marcos, Bispo de Beja

Dom Manuel Neto Quintas, Bispo do Algarve

 

Conselho Geral

Presidente – Manuel António Guerreiro do Rosário

Secretária – Maria de Fátima Semblano Moreira

 

Conselho Diretivo

Presidente – Manuel António Guerreiro do Rosário

Vice-presidente –José António Morais Palos

Secretária – Maria de Fátima Semblano Moreira