Visita Pastoral Missionária

Visita Pastoral Missionária 2024

Com a alegria do Evangelho saúdo-vos na certeza de que viveis uma fecunda Quaresma a caminho da Páscoa da ressurreição do Senhor.

Ao acolhermos a Palavra de Jesus, o Cristo, experimentamos o júbilo de nos sentirmos enviados ao encontro de todos e de todas quantos sentem sede de Liberdade, Justiça e Paz. Porque o Reino de Deus já está no meio de nós, somos Igreja em saída, acompanhando o Papa Francisco nos desafios que nos faz, de nos encontrarmos connosco próprios, com Deus, com os outros e com toda a Criação. Assim, sentimo-nos convocados pelo Bom Pastor a partir em Missão, na certeza de que só no encontro pessoal será possível testemunhar a beleza libertadora do Evangelho, a qual gerará em nós proximidade e confiança. Iluminados pelo Espírito iniciaremos no próximo dia 3 de março, a Visita Pastoral ao povo santo de Deus que peregrina nos concelhos de Sousel e Borba.

Peço ao Senhor que cada uma das Paróquias saiba ser mãe de coração aberto e que todos “revelemos juntos um novo rosto de Comunidade“, onde Cristo está no centro e a quem todos queremos levar. Porque ecoa em nós a Palavra do Senhor “reconhecerão que sois meus discípulos: Se vos amardes uns aos outros como eu vos amo” (Jo. 13, 35), partimos em Missão como quem quer aprender e servir, e à maneira de Maria proclamarmos: “Fazei tudo o que Ele vos disser“.

Que toda a Arquidiocese de Évora se sinta convocada para esta Visita Pastoral missionária, que concluirá com a Peregrinação Diocesana das Famílias a Vila Viçosa no próximo dia 25 de maio. Se formos fiéis ao convite do Senhor, aí poderemos proclamar com a nossa Padroeira: “Magnificat“! Ela estará sempre presente na sua Imagem Peregrina durante este tempo de visita pastoral que nos trará a graça do encontro com Deus. Unamo-nos todos à volta da Mãe da Igreja e apresentemos-lhe as grandes dores da Humanidade. Que ela nos ensine a sermos o azeite e vinho do bom samaritano.

Que todos sejamos missionários pela oração e com Maria permaneçamos em esperança no cenáculo de Pentecostes.

Com gratidão, imploro para todas as missionárias, missionários e colaboradores desta Visita Pastoral a bênção de Deus.

Fátima, em Retiro Quaresmal com os Bispos de Portugal,
20 de fevereiro de 2024, Festa dos Santos Francisco e Jacinto Marto

+ Francisco José Senra Coelho,
Arcebispo de Évora

Visita Pastoral Missionária 2024 a Casa Branca

Visita Pastoral Missionária 2024 a Sousel

Visita Pastoral Missionária 2024 a São Bento do Cortiço

Visita Pastoral Missionária 2024 a Veiros

Visita Pastoral Missionária 2024 a Santo Amaro