Os Salesianos de Évora assinalam um século de presença educativo-pastoral na cidade com uma ambiciosa iniciativa: “Salesianos de Évora – Um Século de Memórias”. Esta é uma série de 10 episódios, em vídeo, que narra história da presença salesiana na cidade, entrelaçando-a com a evolução histórica, cultural e religiosa da região, através de vários testemunhos e fontes fidedignas.
Elaborados pelo professor Vitor Fialho, antigo docente dos Salesianos de Évora, os conteúdos baseiam-se em fontes históricas de referência, tais como: o acervo da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana e da Arquidiocese de Évora, bem como as Crónicas da Comunidade Salesiana de Évora e o Boletim Salesiano, assegurando rigor histórico. A produção técnica é da Esperança Multimédia/Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Évora, com o apoio da Comunidade Canção Nova de Évora.
Destinada a toda a comunidade educativa, ex-alunos, historiadores e público interessado na memória viva da cidade, a série estreia no YouTube dos Salesianos e de Évora no dia 19 de fevereiro – data do centenário. Os episódios seguintes serão disponibilizados no dia 19 de cada mês, terminando em dezembro.
A presença centenária dos Salesianos em Évora ganha nova vida nestes 10 episódios, convidando todos a revisitar uma história de serviço aos jovens, ao estilo de São João Bosco.
Os Salesianos de Évora
Presentes em Évora, desde 1926, os Salesianos oferecem educação de excelência baseada no Sistema Preventivo de D. Bosco, formando gerações de jovens há exatamente um século.
A presença Salesiana em Évora, para além do Colégio, estende-se a outros ambientes, nomeadamente, Cooperadores Salesianos, Antigos Alunos e ADMA, MJS, Solsal, ArtiSport, Livraria Salesiana, Musicentro, Paróquia, Agrupamento de escuteiros e comunidade formadora (teólogos). Todos eles têm desempenhado um papel fundamental na história dos Salesianos de Évora.
A Província Portuguesa da Sociedade Salesiana
A Província Portuguesa da Sociedade Salesiana é composta por 10 presenças e a Sede Provincial. Os Salesianos têm cinco escolas no continente, uma na ilha da Madeira e uma em Cabo Verde.
Tendo como carisma “ser sinais e portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres”, a Província Portuguesa da Sociedade Salesiana tem como missão a educação, promoção e evangelização dos jovens; a educação para a fé nos meios populares, sobretudo através da comunicação social; bem como a atividade missionária.
