Partiu para a Casa do Pai o Cónego António Gata Lavajo Simões (atualizada com o horário das exéquias)

O Cónego António Gata Lavajo Simões, de 91 anos de idade, partiu para a Casa do Pai na tarde deste dia 15 de outubro de 2025, pelas 15h30, no Hospital da Guarda.

As exéquias serão celebradas neste sábado, dia 18 de outubro, às 15h30, na sua terra natal, Aldeia da Ponte – Sabugal, sendo presididas pelo Prelado eborense.

O Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, em seu nome pessoal e em nome da Arquidiocese, apresenta sentidas condolências à sua extremosa família.

Com gratidão pelo dom da sua vida e do seu ministério sacerdotal, entregamos a alma do Cónego António Gata Lavajo Simões ao infinito amor misericordioso de Deus.

O Cónego António Gata Lavajo Simões nasceu a 5 de março de 1934, em Aldeia da Ponte, concelho de Sabugal, sendo filho de António Gonçalves Denis Gata e de Maria Ramos Lavajo Simões.

Frequentou o Seminário de Évora, tendo sido ordenado presbítero a 29 de junho de 1959 por D. Manuel Trindade Salgueiro, na Sé de Évora. Celebrou a Missa Nova a 12 de julho de 1959 na sua Aldeia natal.

A 3 de outubro de 1960 foi nomeado Pároco de Vaiamonte, concelho de Monforte.

Dois anos depois, a 16 de agosto de 1962, foi nomeado Capelão Militar.

A 20 de setembro de 1982, foi nomeado Director Espiritual do Seminário de São José de Vila Viçosa.

Sete anos volvidos, a 1 de setembro de 1989 foi nomeado Reitor do Seminário Menor de S. José.

A 26 de novembro de 1994 foi nomeado Cónego do Cabido da Catedral de Évora.

Cinco anos depois, a 25 de agosto de 1999, foi nomeado administrador Paroquial de Alandroal e Rosário, fazendo parte também da equipa diocesana da Pastoral Vocacional.

A 15 de agosto de 2000, foi nomeado Pároco de Alandroal, Terena, Montes Juntos e Capelins.

Precisamente um ano depois, foi nomeado Diretor Espiritual do Seminário de S. José de Vila Viçosa.

Sacerdote dedicado e exemplar, pela sua amabilidade e humildade, deixou marcas profundas na Pastoral Vocacional da Arquidiocese e no Movimento dos Convívios Fraternos.

Por isso, já no corrente ano de 2025, na tarde do dia 15 de fevereiro, um grupo de amigos do Movimento dos Convívios Fraternos da Arquidiocese de Évora fez uma homenagem ao Cónego António Gata Simões, ele que foi um dos impulsionadores do Movimento na Arquidiocese.

A homenagem contou com a celebração de uma Eucaristia na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora (Salesianos), em Évora, presidida pelo Cónego Francisco Couto, diretor espiritual do Movimento dos Convívios Fraternos da Arquidiocese.

Por estar acompanhar o encerramento da Missão País, em Veiros, o Arcebispo de Évora enviou uma Mensagem, que recordamos na íntegra:

“É com a maior Alegria e Júbilo que em nome  pessoal e da Arquidiocese de Évora e seu Presbitério, me associo e uno ao mui caro Sr. Cónego ANTÓNIO GATA SIMÕES por ocasião desta feliz iniciativa de louvar o Bom Deus e Senhor da Vida pelo Dom que é para todos nós, a Vocação, o Ministério e o Carisma deste Homem justo e querido Padre.

Muito Obrigado, Cónego Simões, pela sua permanente fidelidade à Igreja, à Arquidiocese, aos seus Prelados, a todos os colegas Sacerdotes, aos Consagrados e Laicado/Famílias, e com especial carisma, aos nossos queridos e amados Jovens!

Aos Convivas Fraternos que promovem e sentem esta justíssima homenagem de gratidão e amizade, o meu aplauso e louvor. Bem hajam e Parabéns!

Estou profundamente unido à Eucaristia que celebrais sob a presidência do Diretor Espiritual do nosso Movimento, Convívios Fraternos, Cónego Francisco Hipólito Santanita Machado Couto, abraço fraterno para ele e demais concelebrantes!

Paz e Bem para todos, lembrando a família do nosso Cónego António Gata Simões”.

As exéquias deverão ser celebradas na sua terra natal, sendo que brevemente serão dadas mais informações.

 

 

Convívios Fraternos da Arquidiocese fazem homenagem ao Cónego António Gata Simões (com mensagem do Arcebispo de Évora)

 

Scroll to Top
ARQUIDIOCESE DE ÉVORA