O P. António José Nabais Fernandes, de 90 anos de idade, que residia no Seminário Redemptoris Mater Nossa Senhora de Fátima (Quinta de Santo António da Piedade), em Évora, partiu para a Casa do Pai na madrugada deste dia 23 de maio.
O velório decorrerá nesta sexta-feira, na Quinta de Santo António da Piedade, em Évora, onde será celebrada a Missa Exequial, às 9h30, deste sábado, 24 de maio, sob a presidência do Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho. Depois o funeral seguirá para a sua terra natal, Aldeia do Bispo (Sabugal).
O Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, em seu nome pessoal e em nome da Arquidiocese, apresenta sentidas condolências à sua extremosa família.
Com gratidão pelo dom da sua vida e do seu ministério sacerdotal, entregamos a alma do P. António José Nabais Fernandes ao infinito amor misericordioso de Deus.
Uma vida dedicada ao serviço da Arquidiocese de Évora
O P. António José Nabais Fernandes nasceu a 13 de setembro de 1934, em Aldeia do Bispo, concelho de Sabugal, sendo filho de António Gonçalves Fernandes e de Maria José Nabais Fernandes.
Frequentou o Seminário de Évora, tendo sido ordenado presbítero a 28 de junho de 1959 por D. Manuel Trindade Salgueiro, na Sé de Évora, tendo ficado ao serviço da Arquidiocese de Évora. Celebrou a Missa Nova a 4 de Julho de 1959 em Aldeia do Bispo – Sabugal.
A 7 de outubro de 1959, foi nomeado Coadjutor da Sé de Évora.
Três anos depois, a 29 de setembro de 1962, assume a Paróquia de Vaiamonte, no concelho de Monforte.
Em 30 de outubro de 1980, é Co-Pároco da Zona Pastoral das Paróquias de Santa Luzia, Vaiamonte e Juromenha.
A 28 de agosto de 1984, é nomeado Pároco “in solidum” de Vila Fernando e Barbacena, com o P. Acácio Dias Parques.
Cinco anos depois, a 4 de outubro de 1989 é Administrador Paroquial de Alandroal, Rosário e São Brás dos Matos.
A 1 de setembro de 1994, é nomeado Pároco de Sousel, Cano, Santo Amaro e São Bento do Cortiço, Paróquias às quais dedicou com zelo apostólico as últimas décadas do seu ministério sacerdotal, e das quais se desvinculou a 7 de julho de 2023.
Desde 7 de julho de 2023 foi confessor do Seminário Redemptoris Mater – Nossa Senhora de Fátima, de Évora.
Entrevista ao P. José Nabais, por ocasião das suas Bodas de Ouro Sacerdotais
Por ocasião das suas Bodas de Ouro Sacerdotais, em Junho de 2009, o P. António Nabais, deu uma entrevista ao jornal “a defesa”, que republicamos na íntegra:
1 – Que sentimento o invade ao celebrar as Bodas de Ouro Sacerdotais?
P. Nabais – De gratidão, pela fidelidade de Deus, apesar das minhas infidelidades, que potenciou os meus fracos préstimos e dotes humanos, quer na evangelização quer no aspecto sócio-cultural e nas obras, nas Paróquias que me foram confiadas.
2 – Destes 50 anos de vida sacerdotal e pastoral, o que é que destacaria?
P. Nabais – A criação de um Posto da Telescola que proporcionou o aumento da literacia dessa freguesia que chegou a ter o maior número de licenciados do concelho de
Monforte.
Em Santa Luzia, o objectivo de criar uma comunidade de comunidades evangelizada e evangelizadora através da iniciação cristã de muitas famílias, algumas das quais constituíram comunidades catecumenais com escrutínios, e a Igreja-Templo.
Para o primeiro aspecto, todos os anos, na Capela de N.ª Senhora da Nazaré se faziam catequizações mensais de adultos e jovens no Advento e na Quaresma e acompanhava-se o evoluir de cada comunidade, presidindo às suas celebrações. Para a Igreja Templo, descobertos os lotes de terreno disponíveis no Bairro de S. Pedro, foram pedidos à Câmara Municipal de Elvas, que os concedeu, visitei inúmeras igrejas, no país e no estrangeiro, trazendo de Florença (Itália), o estilo de igreja do Caminho Neo-catecumenal.
3 – Que sonhos e projectos tem para o futuro?
P. Nabais – Inviabilizada com o falso pretexto de “radical” a formação do Caminho Neocatecumenal em Sousel, como era desejo de D. Maurílio, a idade e a mentalidade já não permite sonhos na pastoral tradicional.
Remodeladas as coberturas das igrejas de S. Sebastião, Nossa Senhora do Carmo e Espírito Santo e os corredores, portas e janelas da igreja do Convento de Santo António, urge o restauro e conservação do interior dessas igrejas e, sobretudo, de Nossa Senhora da Orada e da Matriz.
O meu maior sonho está prestes a realizar-se com esse restauro e conservação mercê do Protocolo assinado com o executivo municipal. Espero que no próximo mês se inicie esse trabalho e apelo aos executivos futuros do Município que o continuem nos próximos anos.
O Notícias de Sousel, com 12 anos, passou há meses, de mensário a quinzenário, apesar da “crise”, e auguro-lhe longa vida.




