O Cónego António Henrique de Freitas Guimarães, de 95 anos de idade, que residia na Unidade de Cuidados Continuados Dr. Egas Moniz do Centro Social Paroquial de Santa Marinha de Avanca, sua terra natal, partiu para a Casa do Pai pelas 23h do dia 31 de julho, no hospital de Aveiro.
As exéquias, presididas pelo Arcebispo de Évora, serão celebradas no dia 4 de agosto, pelas 15h, na Igreja Paroquial de Santa Marinha de Avanca.
O Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, em seu nome pessoal e em nome da Arquidiocese, apresenta sentidas condolências à sua extremosa família.
Com gratidão pelo dom da sua vida e do seu ministério sacerdotal, entregamos a alma do Cónego António Henrique de Freitas Guimarães ao infinito amor misericordioso de Deus.
O Cónego António Henrique de Freitas Guimarães nasceu a 7 de maio de 1930, em Avanca, concelho de Estarreja, sendo filho de Henrique Alves Guimarães e de Iracema Nunes de Freitas.
Frequentou o Seminário de Évora, tendo sido ordenado presbítero a 8 de dezembro de 1954 por D. Manuel Mendes da Conceição Santos, na Matriz de Vila Viçosa. Celebrou a Missa Nova a 26 de Dezembro de 1954 em Avanca – Estarreja.
A 31 de Março de 1955 foi nomeado Coadjutor da Sé de Évora.
Dois anos depois, a 26 de outubro de 1957, foi coadjutor de Campo Maior.
A 3 de outubro de 1960, foi nomeado Pároco de Cabrela.
Um ano depois, a 9 de setembro de 1961 foi nomeado Pároco de Arraiolos, Paróquia na qual exerceu o seu ministério sacerdotal até 2010, ano em que por motivos de saúde voltou para a sua terra natal.
A 6 de julho de 1982, foi nomeado Vigário da Vara de Arraiolos para o triénio 1982-1985 por provisão de 6 de julho de 1982. Nomeações que voltou a receber a 20 de agosto de 1985 por mais três anos.
A 1 de setembro de 1988 foi nomeado responsável pelo Departamento Diocesano do Clero e das Religiosas.
A 13 de maio de 1989 foi nomeado Cónego do Cabido da Catedral de Évora.
Sacerdote dedicado à sua paróquia de Arraiolos durante meio século, na qual deixou uma importante obra pastoral e também social, com a criação do Centro Social Paroquial de Arraiolos. Foi também um homem das letras e do jornalismo.


