Incêndios em Portugal: Arquidiocese de Évora unida às Dioceses Irmãs e ao serviço de todos os que sofrem e trabalham (com preces para as Eucaristias)
O Arcebispo de Évora propõe às Paróquias, Comunidades e Movimentos Eclesiais que em todas as Missas, Celebrações da Palavra e da Liturgia das Horas sejam incluídas, na Oração Universal e Preces, as Orações que se apresentam. O Prelado eborense recomenda a todas as Comunidades Religiosas de Clausura e de Vida Apostólica que promovam momentos de oração pelas vítimas dos incêndios, vivas e falecidas, e por todos os que, com heroicidade, risco de vida, generosidade e competência, lutaram e lutam para salvar pessoas e bens. A Igreja de Évora põe-se ao dispor das Igrejas Irmãs em tudo o que possa colaborar. Sempre unidos na missão e na oração.
1. Fiéis ao Evangelho, que nos impele no cuidado da Casa comum e na fraternidade, exprimida também pela atenção ao sofrimento dos irmãos; neste tempo em que, de novo, somos fustigados pela trágica situação dos incêndios, que devastam as nossas terras e provocam tantas dores, aflições e desgraças, rezemos particularmente pelos Bombeiros, forças de segurança, Entidades civis e voluntários, que incansavelmente têm servido as necessidades de quantos foram atingidos por este grave flagelo e possamos todos colaborar com diligência para instaurar na terra um modo de viver autenticamente evangélico.
OREMOS AO SENHOR
2. Na comunhão com tantas famílias que sofrem, atingidas pela perda dos seus bens e familiares, rezemos nesta hora de devastação, infortúnio e tribulação, ao Senhor misericordioso e fonte de toda a vida, que lhes conceda a luz, a força e o conforto; e nos ensine a viver este tempo na comunhão com as suas lágrimas e a aprender, unidos ao Mistério Pascal e redentor de Jesus Cristo, Nosso Senhor, a abrir os nossos corações ao bem e à esperança de um mundo por Ele curado e renovado, a saber edificar uma cultura de prevenção e a cuidar com sabedoria e participação ativa da nossa Casa comum.
OREMOS AO SENHOR