Arcebispo de Évora presidiu a Eucaristia no Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica (com fotos)
Em declarações à Agência ECCLESIA, no ENPL, o arcebispo de Évora começou por destacar que o padre José de Leão Cordeiro “é um homem que vem como uma dádiva da Diocese de Viseu”, uma “vocação tardia”, foi ordenado sacerdote “com mais de 30 anos” e, depois, foi estudar para França, onde fez “um curso ligado à Teologia Pastoral na dimensão litúrgica”, no Instituto Católico de Paris.
“Ele abraçou a liturgia, mas foi abraçado pela liturgia. A sua espiritualidade é marcada pelo tempo litúrgico, pelo ano litúrgico, é um homem que tenta perceber o sentido profundo de cada texto litúrgico e vai à sua génese, à sua origem, à história”, disse D. Francisco Senra Coelho, que na terça-feira, 23 de julho, presidiu à Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, integrada no ENPL.
O Prelado eborense destacou que o sacerdote replicou os Encontros Nacionais da Liturgia na Arquidiocese de Évora, “de um modo próximo e mais acessível ao povo de Deus, trabalho esse que marcou a Pastoral litúrgica arquidiocesana e cujos efeitos ainda perduram”.
O SNL publicou, nas suas páginas nas redes sociais, um vídeo em memória do PADRE JOSÉ DE LEÃO CORDEIRO – “grande obreiro da Reforma Litúrgica em língua portuguesa, em ordem à Pastoral e à Espiritualidade litúrgicas indispensáveis na ação evangelizadora da Igreja” -, a partir de uma ENTREVISTA realizada pela Agência ECCLESIA, em julho de 2016.
‘A liturgia, escola de oração’ foi o tema do Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica 2024, a 48.ª edição que se realizou de 22 a 25 de julho.