28 de Julho: Dia Mundial dos Avós e dos Idosos
“Na velhice não me abandones” (SI 71,9) é este o mote proposto pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos que será celebrado em todo o mundo no próximo dia 28 de julho.
O Cardeal Kevin Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, ao comentar o texto, disse: “Na mensagem, o Santo Padre destaca como – devido à crise da pertença comum e ao surgimento de uma mentalidade cada vez mais individualista – a solidão dos idosos muitas vezes não é sequer percebida como um problema. Mas a Igreja é chamada a construir algo diferente, a redescobrir o sabor da fraternidade e a construir laços entre as gerações”.
O Departamento Nacional da Pastoral Familiar, numa iniciativa a que o Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar de Évora se associa, propõe que as famílias possam construir uma ÁRVORE DA FAMÍLIA com as PALAVRAS que contam a história da família desde os mais idosos aos mais novos.
Procuremos nas nossas comunidades aqueles avós e idosos que por circunstâncias várias neste dia não têm quem os visite e dediquemos-lhes o nosso tempo.
Que este dia seja vivido em plenitude em família, com os avós e idosos.
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar