A Casa das Irmãs Concecionistas ao Serviço dos Pobres, em Elvas, acolheu mais uma atividade promovida pelo Secretariado Arquidiocesano do Movimento dos Cursilhos de Cristandade de Évora: o IX Retiro de Mudança, que decorreu de 24 a 26 de Outubro, e contou com a preciosíssima e imensurável colaboração do Saúl Quintas, como Reitor, e dos nossos muito estimados Padre Jorge Matos e Diácono Frederico Zagalo, na Equipa Sacerdotal.
Para surpresa de muitos (se não de quase todos, incluindo, naturalmente, da nossa incansável e muito amada Irmã Isabel!), a maravilhosa Equipa da Cozinha foi constituída por 4 valentes e bravíssimos homens do Centro de Ultreia de Elvas.
O IX Retiro de Mudança contou com a participação de 42 cursilhistas e o quanto nos alegra, logo na primeira atividade do presente Ano Pastoral, ter tão brilhante prova da perseverança dos cursilhistas da nossa Arquidiocese – da nossa e não só! Porque houve ainda um elemento que se deslocou desde Braga, para aqui participar nesta tão rica atividade que é um Retiro de Mudança.
O adjetivo «rica», que utilizámos antes, nada tem a ver com as riquezas materiais que possamos receber, mas antes com aquilo que podemos oferecer aos outros. Se nos lembrarmos das palavras de Jesus ao jovem rico, percebemos que DAR TUDO e SEGUI-LO não são duas condições, são uma só condição, e que só é possível concretizar pela vontade de Deus, porque a Deus nada é impossível.
E é exatamente este DAR TUDO que nos ajuda a caracterizar este Retiro de Mudança, porque TODOS entregaram mesmo TUDO: houve quem entregasse problemas graves de saúde, seus e de familiares próximos, para poder participar no retiro; houve quem entregasse as lágrimas de filhos pequenos, para poder participar no retiro; alguém ofereceu 400 km de viagem, para cada lado, para poder participar no retiro; um casal celebrou ali o 34.º aniversário de matrimónio, para poder participar no retiro; houve pais que ofereceram o dia do 25.º aniversário da filha, para poder participar no retiro; e houve até quem oferecesse o dia do seu próprio aniversário, longe da família, para poder participar no retiro…
TODOS deram TUDO, mas, no final, e em jeito de balanço, todos concluíram que foi muito mais o que receberam do que aquilo que cada um ofereceu! E, isto, foi exatamente o que Jesus nos prometeu. Para os menos atentos, basta recordarmo-nos das palavras de Jesus. Quando Pedro Lhe diz: «Vê como nós deixámos tudo para Te seguir!», Jesus responde-lhe:
– «Em verdade vos digo: Todo aquele que tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras, por minha causa e por causa do Evangelho, receberá cem vezes mais, já neste mundo, em casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, juntamente com perseguições, e, no mundo futuro, a vida eterna.».
E isto é o nosso TUDO…
JESUS é o nosso TUDO…
E esta, Irmãos Cursilhistas, é a nossa maior RIQUEZA!
DE COLORES!
