Jubileu da Espiritualidade Mariana liga Vila Viçosa a Roma – Testemunhos partilhados pelos peregrinos

A Paróquia e a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa estão a realizar uma Peregrinação a Roma, entre os dias 10 a 15 de outubro, para viver o Jubileu da Espiritualidade Mariana que é acompanhada pelo Cónego Francisco Couto.

Partilhamos o testemunho conclusivo que nos enviaram no regresso a Vila Viçosa:

“A Escuta do Silêncio
Maria, Mãe de Deus, fez-nos um convite muito especial para com ela sermos peregrinos de Esperança, peregrinarmos em Esperança e com Esperança num mundo novo voltarmos ao lugar onde cada um de nós pode fazer a diferença.
A Esperança e a Confiança que nos é pedida, agora e sempre, não se consegue manifestar no meio de ruído quotidiano que nos afasta da escuta do silêncio tão necessário ao caminho que nos leva a passar pela porta estreita (Mateus 7:13-14).
Maria convida-nos a um “religare”* simples e quotidiano, onde a união de cada um de nós ao Divino é renovada a cada dia, assente no seu amor incondicional patente nas suas diversas invocações. Algumas destas foram marcando a nossa viagem de uma forma mais particular assim como cada uma marcou a História da humanidade de uma forma diferente, sempre enquadrada no tempo e local em que se manifestava.
Em Roma, e na grandiosa Basílica Papal de Santa Maria Maior encontramos o ícono bizantino de Salus Populi Romani que está associado à salvação do povo romano pondo fim à peste no pontificado do Papa Gregório I (590-604).
Em Assis, vamos ao encontro com Santa Maria degli Angeli que na Capela da Porciúncula inspira São Francisco de Assis a criar a ordem dos Franciscanos. Nossa Senhora de Fátima – Rainha do Rosário e Rainha da Paz – que nos acompanhou de uma forma duplamente especial nesta peregrinação e que escolheu três simples e humildes crianças para entregar a sua mensagem e trazer Luz ao Mundo num tempo escuro marcado pela I Guerra Mundial; e por último, mas não menos importante a Imaculada Conceição de Vila Viçosa – confirmada Padroeira de Portugal pelo rei D. João IV em 1640 após a restauração da Independência.
Em todas as invocações de Maria encontramos o conforto do olhar sem julgamento, o acolhimento nos braços da Mãe e o convite diário a cultivarmos a humildade, o amor fraterno e a paz.
No tempo do 24/7, do online, do sempre disponível, disponibilizemo-nos nós em primeiro lugar a estar sempre de coração aberto inspirados pela vida de Nossa Senhora.
Num mundo rendido à idolatria de personagens com papéis secundários concentremo-nos nos actores principais – Jesus, Maria e José – que nos levam a Deus Pai.
A Espiritualidade Mariana é, portanto, apenas o ponto de partida neste caminho para algo Maior.
Ave Maria gratia plena
* religare – origem etimológica da palavra religião: ligar, atar fortemente.

 

Partilhamos o sexto testemunho que nos enviaram desde Bolonha:

🙏Último dia. Bolonha! A cidade do Meridiano, das torres altíssimas (a maior com 97 metros), da catedral inacabada por ordem do Papa. A cidade da cultura, da arte e da comida. O seu centro histórico condensa a beleza e exuberância dos monumentos medievais, alguns profundamente marcados pela segunda guerra mundial, o mercado vibrante das cores das verduras, frutas, enchidos, do famoso presunto de Parma e do acetino de Modena… a cidade onde encerramos a nossa peregrinação com um fantástico momento de comunhão, partilha e, entre algumas lágrimas, a certeza de nos voltarmos a encontrar, em breve! Fica a promessa de voltar a peregrinar em cada casa, paróquia ou, quem sabe, num novo destino! Um grande bem haja à Régia Confraria pelo cuidado colocado neste caminho único e à Fátima Caminhos, à Patrícia, por tanta entrega, amor e dedicação! Até Vila Viçosa!

 


Jubileu da Espiritualidade Mariana liga Vila Viçosa a Roma – 5º Testemunho

Jubileu da Espiritualidade Mariana liga Vila Viçosa a Roma – 4º Testemunho

Jubileu da Espiritualidade Mariana liga Vila Viçosa a Roma – 3º Testemunho

Jubileu da Espiritualidade Mariana liga Vila Viçosa a Roma – 2º Testemunho

Jubileu da Espiritualidade Mariana liga Vila Viçosa a Roma – 1º Testemunho

Scroll to Top
ARQUIDIOCESE DE ÉVORA