I Assembleia Pastoral das Paróquias do concelho Vila Viçosa

As Paróquias do concelho de Vila Viçosa, no passado sábado, dia 27 de setembro de 2025, a partir das 17h, realizaram a sua I Assembleia Pastoral, no Seminário de São José, contando com cerca de 70 participantes, que se sentiram chamados a fazer caminho sinodal, num ambiente de oração, escuta e partilha.
Esta iniciativa surgiu de uma proposta, num dos encontros do Conselho Pastoral Interparoquial, aquando da reflexão acerca das principais linhas do “Documento Final da Segunda Sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos”, em Roma (outubro de 2024), cujo tema é “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão” e da partilha da experiência sinodal, vivenciada por dois membros das nossas paróquias, na Assembleia Nacional, em Fátima, que decorreu a 11 de janeiro de 2025. Além disso, os conselheiros fizeram igualmente uma dinâmica de forma sinodal, à imagem do que ocorreu em Roma e, posteriormente, em Fátima. Após esta experiência, todos concordaram na pertinência, importância e necessidade de replicação, nas comunidades paroquiais de Vila Viçosa, envolvendo todos os católicos, visando o seu crescimento na Fé e valorizando o seu compromisso.
Assim, neste Ano Jubilar, todos foram convidados a caminhar juntos na I Assembleia Pastoral, tendo como objetivos: dar voz à comunidade, dar voz aos cristãos em clima de oração, proporcionar momentos de partilha e de escuta para ajudar a crescer a nossa comunidade e fomentar o seu compromisso e valorizar a sua missão. Aliás, esta renovação do Ser/Fazer Igreja foi um desafio, que nos foi deixado pelo Papa Francisco e que se mantém atual com o Papa Leão XIV. Por isso, o convite para esta assembleia foi dirigido a TODOS, no início de setembro, tendo sido divulgado através das redes sociais, dos conselheiros nos respetivos grupos/movimentos e das eucaristias dominicais.
Deste modo, a dinâmica sinodal implementada na I Assembleia Pastoral das paróquias de Vila Viçosa foi semelhante à aplicada na I Encontro Sinodal Nacional, em Fátima, tendo sido desenvolvida com programa que passamos a expor.
Primeiramente, pelas 17h, foi preparado um Welcome Drink, nos claustros do Seminário, proporcionando um agradável momento de convívio entre os participantes.
De seguida, às 17h30 min, na sala de reuniões, todos juntos iniciaram a assembleia com a oração pelo Sínodo “Adsumus Sancte Spiritus” e o senhor padre Francisco Couto fez uma breve exposição sobre o sentido da sinodalidade e a sua importância na vida das comunidades.
Posteriormente, cerca das 18h, concretizou-se o encontro sinodal em oito pequenos grupos, divididos em salas distintas do Seminário, tendo como principais objetivos: refletir sobre a vivência na comunidade cristã e apontar caminhos para uma renovação da comunidade na qual cada um está inserido.
Esta dinâmica de oração seguiu o método da conversação no Espírito, partindo da Palavra de Deus (Lc 4, 14-21), que nos revela como a ação do próprio Jesus teve sempre presente a força do Espírito, o que nos conduziu novamente à oração pelo Sínodo ““Adsumus Sancte Spiritus”. Entretanto, cada grupo escolheu um moderador (para moderar o tempo e o uso da palavra de cada um) e um secretário (para registar os aspetos principais de cada partilha, bem como as ideias a partilhar no plenário final). Além disso, todo este processo teve como questão para escuta e discernimento: “O que é importante para renovar as nossas comunidades?”. Focados nesta reflexão, cada um se expressou livremente dentro do tempo que lhe era destinado, através de tempos de oração, silêncio e partilha, promovendo-se assim um diálogo proveniente, quer da escuta do espírito, quer da escuta uns dos outros, tornando-se fundamental o respeito, a tolerância e a aceitação de todos os contributos. Este trabalho de grupo foi muito positivo, já que, por um lado, aproximou os cristãos das diversas comunidades do concelho de Vila Viçosa, e, por outro, houve oportunidade de se conhecerem melhor, assim como até descobrir as linhas de ação de alguns serviços nas comunidades. Porém, também é de louvar os caminhos que foram apontados, por decisão de cada grupo, no sentido de terem sido dados passos significativos para fazer crescer e acontecer a vida eclesial nas nossas comunidades.
Por volta das 19h30 min, após um enriquecedor momento de reflexão em grupo, todos se juntaram novamente, na sala de reuniões. Neste momento da assembleia, juntaram-se a nós, os senhores padres Luís Filipe Fernandes e António Panea Marques. O padre Francisco Couto moderou o plenário, onde o secretário de cada grupo apresentou as suas reflexões e algumas propostas concretas no sentido de renovar as comunidades. Dada a sua importância sinodal, os membros do Conselho Pastoral irão proceder à análise das mesmas, no sentido de projetar outros encontros sinodais, para que juntos criemos o plano pastoral das nossas paróquias. Na verdade, sentimo-nos Peregrinos de Esperança, comprometidos e confiantes de que é em comunhão que se faz missão, contribuindo certamente para o crescimento das nossas comunidades. Foi, sem dúvida, um momento especial da e para a Igreja de Vila Viçosa, encerrando com a oração do Jubileu.
Antes do regresso a casa, pelas 20h, a I Assembleia Pastoral ficou marcada por um bom e delicioso jantar, servido pela Comunidade Sementes do Verbo, no refeitório do Seminário de São José, e oferecido pelas paróquias de Vila Viçosa. À volta da mesa, em comunhão, vivenciámos mais um momento harmonioso de convívio e fraternidade.
Cheios de gratidão, louvamos a Deus pela realização da I Assembleia Pastoral nas nossas paróquias, esperando pelo desabrochar dos seus frutos na vida das nossas comunidades.
Texto de Mariana Louzeau

Scroll to Top
ARQUIDIOCESE DE ÉVORA