Espaço Jovem: O Grupo de Jovens de Coruche
Entre diversas dinâmicas propostas para cada mês, como ir ao “Bairro dos Pobres”, à Cáritas ou até mesmo ao lar, servindo quem mais precisa, porque como dizia o nosso querido Papa Francisco nas Jornadas “Quem ama, não fica de braços cruzados, quem ama corre para servir!”, em que podemos viver e levar esta alegria de Cristo ao próximo. Sempre muito bem acompanhados pela nossa querida mãe, Nossa Senhora, que nos ajuda a caminhar para Jesus, e que com o seu exemplo aprendemos a amar e a servir a Cristo. Também acompanhados pelo nosso Santo, atribuído a cada mês, para que os possamos conhecer melhor e para que aprendamos com eles a viver na simplicidade. Para que os vejamos como exemplo de quem muito amou e se entregou, e para que assim o façamos também.
Para que possamos viver a vida de Deus em nós e experienciar a maior alegria que Deus tem para nós. Assim percebemos que muito temos a aprender com os Santos, e muito nos queremos assemelhar a eles! Este é o grupo de jovens missionários de Coruche, que quer muito fazer a diferença nesta vila, para que seja cheia e marcada pela força dos jovens!
Testemunho do “Vivendo a Santidade”
Esta dinâmica, proposta pela DPJÉvora “Vivendo a Santidade”, ajudou-me a perceber que de facto, somos todos chamados à Santidade, e somos chamados a vivê-la agora!
O dia 12 de outubro deu lugar a uma noite de oração, em que deu para refletirmos a vida do Beato Carlo Acutis, que nos ajudou com o seu exemplo, a procurarmos objetivos para a nossa vida, para que possamos crescer neste caminho de Santidade! Com o exemplo de Carlo Acutis, podemos encontrar a incrível relação que tinha com Nossa Senhora. Que fez com que abrisse o seu coração e o entregasse inteiramente a Nossa Senhora, e assim chegou a Deus. Aprendeu a reafirmar este seu sim a Deus, todos os dias, e aliou-se a quem melhor nos ajuda neste caminho para Jesus, para a Salvação!
Também engraçada a ligação que Carlo tinha com a Eucaristia, esta “autoestrada para o céu” como dizia, que de facto é um amor tão grande em que Jesus se torna tão pequenino para caber em nós, em que Jesus caminha para nós e nos abraça com um imenso amor, que nos aproxima d’Ele e da Santidade!
Carlo Acutis era também marcado por uma alegria e uma paz interior tão grandes que só podiam ser de Jesus! Aprendeu a viver com perseverança, a reconhecer-se pequenino e pobre, e assim se tornou tão grande e Santo, a reconhecer que o essencial era Jesus e que apenas Ele era o Senhor da sua vida. Assim deu espaço para receber as graças que Jesus lhe quis dar e conseguiu sempre mete-las ao serviço dos outros, para que estas graças dessem frutos e em abundância!
Acho que este exemplo de Santidade, de quem procurou viver uma vida simples, e em fazer apenas a vontade de Jesus, mostra-nos que a santidade é alcançável, é para todos, até porque Jesus não nos iria pedir algo que não conseguíssemos dar!
Esta noite ensinou-nos a crescer, e a querer viver este caminho de Santidade, a vivê-la no nosso dia. A viver com amor e por amor, aprender a entregarmo-nos inteiramente a Jesus no nosso dia. A deixar-nos iluminar por Jesus e a saber levar esta luz ao outro, porque este caminho de santidade não se faz sozinho, mas com aquele que está ao nosso lado, que se cruza no nosso caminho, pois não há melhor maneira de amar e servir a Cristo se não amando e servindo o outro!