Encontro Matrimonial: Início de atividades da Região Sul
No passado dia 21 de outubro, a Região Sul do movimento Encontro Matrimonial reuniu-se em comunidade, no Seminário Maior de Évora, para dar início às atividades do presente ano pastoral.
Durante a manhã, esteve reunido o Conselho Regional, tendo sido apresentados o símbolo, o tema e as grandes linhas orientadoras para os próximos 3 anos, propostos pela nova Equipa Coordenadora Nacional, recentemente enviada, em Fátima, para esta missão. Assim, foi sob estas novas propostas que todos os presentes neste Conselho Regional refletiram e partilharam sobre como podemos “tocar corações”, tendo consciência de que somos vasos de barro a transportar a mensagem de amor do Encontro Matrimonial.
Depois do almoço, começaram a chegar os casais desta vasta Região, que abrange as dioceses de Évora, Setúbal e Portalegre. Após o acolhimento, repleto de abraços e sorrisos, o P. Luís Bairrada celebrou a Eucaristia na capela do Seminário. Foi com muita alegria que acolhemos também o Casal Xana + Zé Eduardo, vindo do Porto, e que com o P. Luís Bairrada constituem a nova Equipa Coordenadora Nacional para o triénio 2023 – 2026.
De seguida, tivemos a oportunidade de viver uma tarde de comunidade, sob o tema “Viver a relação à distância”. Ouvimos o testemunho do casal Sofia + Fernando Ludovico, que a todos interpelou e enterneceu. No final, primeiro em casal e depois em pequenos grupos, foi-nos proposto refletir sobre o que sentimos, sempre que pensamos que Deus colocou ao nosso lado o nosso marido / mulher / comunidade para nos dizer que nos ama. A profundidade e simplicidade das partilhas a todos tocou, enterneceu e enriqueceu. Antes do tradicional lanche partilhado, ainda houve espaço para um momento mais lúdico, um bingo de casais, que pôs à prova o nosso conhecimento sobre os que nos rodeiam.
Viver a comunidade desta forma leva-nos a experimentar sentimentos de ternura, alegria e esperança e foi de coração cheio que regressámos às nossas casas.
A ECR Fátima + Fernando Penderlico
c/ P. Luís Bairrada