Convite do Arcebispo de Évora: Encontro dos Movimentos Eclesiais em Domingo de Cristo Rei (com vídeo)
Saúdo com apreço cada Movimento Eclesial, Associação de Fiéis, Grupo ou Comunidade de Vida, na pessoa dos seus Presidentes, Directores, Coordenadores ou Animadores, bem como a cada dirigente ou responsável das Direções, Secretariados e Coordenações Diocesanas, Regionais ou Locais. Um abraço Fraterno, Amigo e Reconhecido para todos.
Como sabeis, reconheço por experiência própria, fruto de vinte e oito anos de Pároco e já mais de dez anos de Bispo, como são importantes os Carismas que na sua riqueza animam os Movimentos Eclesiais e os diversos grupos organizados que formam o Apostolado dos Leigos. São na realidade primavera do Concílio Vaticano II e transparência viva do Pentecostes na Igreja de hoje.
Nunca o Senhor nos deixará órfãos, Ele envia os Seus Carismas para cada tempo e lugar, a fim de responder aos apelos da Sua Igreja ao serviço da Humanidade. Por isso, louvo o Senhor por cada um de vós e rezo pela contínua fidelidade ao vosso carisma fundacional. Que vos renoveis, segundo os apelos do Santo Padre, o Papa Francisco, mas sempre na fidelidade ao vosso carisma fundacional, discernindo o que é o fundamental do carisma e o que é simplesmente cultura de cada época e local.
Neste espírito, desejo ver-vos, encontrar-me com cada um/uma de vós e abraçar-vos em nome de Cristo na tarde do próximo domingo, dia 24 de novembro. Assim como já vem sendo habitual, pelas 15 horas, teremos o encontro para dirigentes na Cúria Arquidiocesana, no qual o Sr. Cónego José Morais Palos, abordará o Tema que mobiliza toda a Igreja no Ano Santo 2025, o Jubileu de Nosso Senhor Jesus Cristo; seguir-se-á depois um diálogo aberto com o Prelado Diocesano. Pelas 17 horas, celebraremos a Eucaristia na Sé e renovaremos a Consagração da nossa militância cristã a Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Os membros dos Movimentos e Grupos que assim o desejem poderão visitar a nossa Catedral, Igreja Mãe da Arquidiocese.
Será enriquecedor para todos, que pelas 17 horas, na Santa Missa estejam presentes muitos militantes dos Movimentos e Grupos. Que não falta nenhum Movimento. Todos desejamos ter connosco a alegria e a audácia dos Movimentos e Grupos de Jovens; a simplicidade e transparência dos amigos especiais dos Movimentos de Pessoas com Deficiência; a frescura repleta de esperança da Pastoral Universitária; o conforto dos Movimentos Familiares; a solidariedade comprometida dos Movimentos Sócio-Caritativos; a beleza da fraterna partilha da fé dos Movimentos Apostólicos e Missionários; o florido dos Movimentos Marianos; o compromisso dos Grupos Paroquiais de Adultos e Assembleias Familiares; a reconfortante e os sempre bem-vindos Grupos da Pastoral da Saúde; enfim, todos os que na atualidade somos acção católica.
Vamos fazer festa com os nossos estandartes, bandeiras, pendões, cachecóis e símbolos dos diversos carismas. É na multiplicidade das cores que está a beleza da complementaridade e da unidade.
Por favor, comparece e traz no teu coração a Esperança e a Alegria da Fé Cristã. Precisamos uns dos outros, precisamos de ti!
Até domingo e um forte a abraço do teu Bispo.
+Francisco José Senra Coelho,
Arcebispo de Évora