Neste dia 7 de Outubro, dia em a Igreja celebra memória da Virgem santa Maria do Rosário, crianças de todo o mundo unem-se para participar na grande corrente de oração, dinamizada pela Fundação AIS – Ajuda à Igreja que Sofre.
O objectivo é que um milhão de Crianças reze o Terço pela paz e a unidade em todo o mundo.
Respondendo positivamente a este apelo, o Arcebispo de Évora presidiu neste dia 7 de outubro, pelo meio-dia, na igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, em Évora, à oração Terço – mistérios dolorosos do Terço para crianças -, que contou com a participação dos alunos do Colégio Salesiano e com a animação da Pastoral salesiana.
“Um dia bonito para todos, com Maria, Mãe do Céu”, começou por saudar o Prelado as centenas de crianças que enchiam a ampla e bela Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora.
“Estamos aqui para rezar unidos a muitos meninos e meninas, a tentar somar 1 milhão de crianças, que neste dia 7 de outubro, festa de Nossa Senhora do Rosário, rezam pela Paz unidos ao Papa Leão XIV, à Igreja que Sofre e que é perseguida, porque há lugares no mundo onde os cristãos sofrem por causa da sua fé”, disse o Arcebispo de Évora, perante o silêncio atento das crianças eborenses.
“Muito obrigado a todos por terem vindo, por estarem aqui. Peço ao Senhor que me dê um coração de criança como o vosso para colocar a minha mão na mão d’Ele”, pediu D. Francisco Senra Coelho.
“Agradeço aos senhores Padres salesianos, à Pastoral e a toda a comunidade educativa desta escola salesiana por acolherem esta iniciativa”, agradeceu o Prelado.
“Com muita alegria rezamos pela paz no mundo, a Nossa Senhora, Rainha da Paz, para que ajude os Homens a terem a paz nos seus corações”, concluiu a introdução o Arcebispo de Évora.
No final do Terço, visivelmente emocionado e com a voz embargada, D. Francisco Senra Coelho sublinhou que “as vozes das crianças são vozes de paz, que pedem segurança e conforto. Sabeis que no mundo muitas dessas vozes são caladas pela guerra”.
“Vós estais a rezar por todas as crianças e para que os adultos tenham um coração de paz. Se não temos paz dentro de nós, temos ódio e rancor e não damos paz a ninguém”, referiu.
“Se eu fiquei sensibilizado ao ouvir-vos rezar, imaginai como ficou o coração bom de Maria, Nossa Mãe. Tenho a certeza absoluta que este Terço chegou ao Céu. Se tocou tanto o meu coração de adulto, o meu coração empedernido, como não terá tocado o coração imaculado da Virgem Maria. Este terço vai trazer paz a tantos locais onde há guerra”, afiançou.
“Partilhai em casa que hoje rezastes este terço pela Paz. Que sejais muito amigos uns dos outros e que este colégio continue a ser uma Escola de Paz!”, concluiu o Arcebispo de Évora.
A celebração foi transmitida em direto pelos canais digitais da Arquidiocese.