Hoje, 6 de Setembro, celebra-se o 440.º Aniversário da chegada a Évora e da passagem e estadia, da Missão Tenshõ, pela Igreja do Espírito Santo e Seminário Maior de Évora.
Chefiava a Missão o Pe. Diogo de Mesquita SJ, tutor dos quatro jovens japoneses, Mâncio Ito, Julião Nakaura, Miguel Chijiwa e Martinho Hara, os primeiros japoneses a aportarem à Europa.
No séc. XVII, os membros da Companhia de Jesus da Igreja do Espírito Santo, homenagearam com a encomenda de uma escultura alusiva a um destes jovens. Trata-se da representação de Julião Nakaura, que nunca renunciou à sua fé Cristã e Católica, recusando-se a abandonar o Japão no período conturbado das perseguições aos cristãos, continuando a sua missão de evangelizador do Cristianismo por terras japonesas, acabando por ser perseguido, preso e martirizado.
É um dos Mártires do Japão, findo a ser beatificado posteriormente, pelo que a comunidade Jesuíta de Évora, perpetuaram a sua memória e a sua passagem por Igreja, ao encomendar esta escultura.
Fonte: Igreja do Espírito Santo (Évora)