Neste domingo, 5 de Maio, às 18:00, na igreja de S. Francisco, o 1º Festival Internacional de Órgão de Évora – FIOE apresenta um concerto pelo Ensemble Régio com David Brutti, corneta; Gabriele Toscani, violino; Rafael dos Reis, órgão e Joana Godinho e Joana Timóteo, canto. Entrada livre.
O nome Ensemble Régio surge da relação histórica que o convento de S. Francisco manteve com o reis Portugueses desde a sua fundação até meados do século XVI.
O grupo é formado por músicos de Évora, que de alguma forma mantêm uma ligação com a igreja de S. Francisco, seja pela participação regular na liturgia seja fruto do apoio que esta instituição vem atribuindo, de forma significativa, ao desenvolvimento da atividade destes artistas.
Aos músicos formados em Évora, Rafael dos Reis, Joana Godinho e Joana Timóteo, juntam-se David Brutti e Gabriele Toscani, na corneta e violino respetivamente. Estes artistas têm participado com regularidade em concertos e atividades litúrgicas relevantes, na Sé de Évora e em S. Francisco.
O repertório será composto por peças para órgão, de autores Italianos do início do período barroco, bem como transcrições de peças de polifonia do século XVI, de autores Eborenses, recentemente descobertas por Rafael dos Reis, Diretor Artístico do FIOE, na sequência da investigação que desenvolve no âmbito do seu projecto de doutoramento. Escutaremos obras de Domingos Pereira, Estevão de Brito, Alesandro Grandi, Claudio Monteverdi e David Perez.