3.º Congresso Eucarístico Internacional. Mundo ferido (texto do Cónego Francisco Couto)
O primeiro dia do Congresso teve como título: “Mundo ferido”. Especifica-o a expressão bíblica do Livro dos Génesis através da pergunta que Deus faz a Caim: “Onde está o teu irmão?” (4,9). A mesma pergunta é-nos colocada hoje! Onde está o teu irmão? Ela é a verdadeira pergunta da fé, a qual lhe dá sentido e razão…
Os homens de hoje, como os de ontem, também partilham nos seus mais variados encontros as suas feridas mas também das feridas do mundo – guerra e falta de paz, desânimo, injustiças… -, feridas que se agudizam cada vez mais e expõem as diferenças sociais cada vez mais gritantes, gerando enorme abismo entre ricos e pobres ( mesmo num mundo onde a riqueza, a técnica e a ciência crescem… mas que dividem cada vez mais); feridas que têm muitas vezes como resposta a indiferença. Outras feridas são a falta de respeito pela casa comum, os problemas decorrentes da migração, que no país de origem quer no possível país de acolhimento… tudo isto revela, na verdade, a enorme falta de fraternidade que assiste o mundo. Quase ninguém, em verdade, se pergunta pelo seu irmão… e foi assim que vimos, em imagens, o que vive a Ucrânia desde o dia 24/02/2022.
Quando celebramos, deveríamos fazer a tal pergunta da fé: “onde está o teu irmão?” A Eucaristia foi a resposta de Jesus na sua própria busca! A Eucaristia é essa proposta de Jesus, proposta de vida contrastante em relação ao mundo de hoje; perdoar, amar os inimigos, dar a vida… “alistarse na equipa que perde” (Juan Manuel Cotelo). A Eucaristia é a porta que facilita a fé e a fraternidade, porque nela está Cristo presente! Recebestes de graça, daí de graça!
Isso mesmo experimentou o grupo português ao ser recebido com enorme entusiasmo alegria e entusiasmante fé pela comunidade local de Nossa Senhora de Fátima da Andaluzia, uma das paróquias de Quito. Uma igreja cheia, dezenas de fiéis a pedir a reconciliação, a celebrar com entusiasmo e alegria, junto a uma comunidade de clausura, também resplandecendo felicidade e fé!
Cónego Francisco Couto
*Na foto: Os Sacerdotes da Arquidiocese de Évora no Congresso Eucarístico Internacional