1.º – Fraternidade para curar o mundo. Congresso Eucarístico Internacional (texto do Cónego Francisco Couto)
A cidade de Quito (Equador) receberá o 53º Congresso Eucarístico Internacional nos próximos dias, mais concretamente de 8 a 15 de setembro.
As últimas notícias davam conta da presença de cerca de 5000 congressistas inscritos de cerca de 53 países, mas espera-se que participem de outras formas que não presencial, mais deve 30000 pessoas. De Portugal estarão presentes 23 participantes acompanhados pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro.
Da nossa Arquidiocese participarão 3 sacerdotes e 2 leigos. (Dr.ª Manuela Barreiros, o Eng.º José Maria Barreiros, o P. Joaquim Pinheiro, o P. João Luís Silva e o Cón. Francisco Couto)
“Fraternidade para curar o mundo” é o tema que acompanhará este congresso e que deu nome ao texto base para a sua preparação. A fraternidade humana não deve permanecer um sonho; a partir da celebração eucarística deve encontrar uma maneira de se concretizar verdadeiramente.
Como afirma o documento na sua apresentação, “a Igreja de Quito vai transformar-se numa tenda eucarística, onde a mesa da Palavra e do Pão nos vai reunir para descobrirmos a presença misericordiosa de Deus que nos ama intensamente e nos torna irmãos e irmãs, filhos do mesmo Pai. O dom pascal do Senhor Ressuscitado, que está no coração de cada Missa e do culto eucarístico ajuda-nos a cuidar de cada irmão irmão e irmã”.
Apoiado na palavra de Jesus, no evangelho de Mateus: “Todos vós sois irmãos” (Mt 23,8), deve nascer, ou renascer, o compromisso e consciência cristã de procurar caminhos que permitam uma busca comum e um diálogo renovado com as pessoas de boa vontade. Diante de um mundo fortemente dilacerado pela violência, o orgulho, a sede de poder, o ódio, a inimizade e o egoísmo, a Eucaristia há de surgir como verdadeira fonte e alimento de vida e amor; “é nela que os filhos do Pai celeste, irmãos em Cristo, realizam a mais profunda comunhão com Deus e a fraternidade entre si”.
Cónego Francisco Couto