Votos Solenes do sacerdote jesuíta, P. Fernando Ribeiro foram celebrados em Évora (com fotos)
No dia 20 de abril, na Igreja do Espírito Santo, em Évora, o Arcebispo de Évora presidiu à Eucaristia na qual foram celebrados os Votos Solenes do P. Fernando Ribeiro, sacerdote jesuíta. Estes foram os seus últimos votos na Companhia de Jesus. Concelebraram o Arcebispo de Évora emérito, D. José Alves, o Provincial dos Jesuítas em Portugal, P. Miguel Almeida, e cerca de três dezenas de sacerdotes. O Provincial dos Jesuítas proferiu a homilia.
A Eucaristia, que contou com uma participação significativa de fiéis, terminou com as palavras de agradecimento do P. Miguel Gonçalves Ferreira, sj.
Depois uma comprovada maturidade jesuítica, os sacerdotes da Companhia de Jesus são convidados a dedicarem um ano de aprofundamento vocacional à luz do carisma fundacional de Santo Inácio de Loiola. No caso concreto do P. Fernando Ribeiro, este ano foi passado no Líbano, onde compartilhou grandes vivências de proximidade com o povo libanês e com os cristãos daquele país na expressão dos seus vários ritos. Após este ano são celebrados os Votos Solenes.
Os Votos Solenes são quatro: pobreza, obediência, castidade e inteira disponibilidade para obedecer aos pedidos do Papa referente à missionação, fazendo tudo para que os pedidos pontifícios se cumpram, levando o Evangelho até onde o Papa indicar.
Depois da Eucaristia, seguiu-se um convívio na residência da comunidade jesuíta de Évora, na Quinta de Valbom.
O P. Fernando Ribeiro, sj, nasceu em 1971, em Ribeirão – V. N. de Famalicão. Estudou Engenharia Agrícola e foi “Leigo para o Desenvolvimento” antes de entrar na Companhia de Jesus. Como jesuíta licenciou-se em filosofia e teologia e é mestre em teologia moral e migrações internacionais. Atualmente reside na comunidade do Monte da Caparica e é diretor adjunto do Serviço dos Jesuítas aos Refugiados (JRS).