Semana de Oração pelos Seminários 2024: Seminário Redemptoris Mater Nossa Senhora de Fátima de Évora
A Igreja Católica em Portugal está a celebrar a Semana de Oração pelos Seminários 2024, de 3 a 10 de novembro, com o tema ‘Que posso eu esperar?’, do livro dos Salmos, escolhido pela Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios para “gerar também essa provocação”, para que possa “interrogar e implicar todos nessa questão dos seminários, não apenas aqueles que lá vivem”.
Na Arquidiocese de Évora, atualmente, funcionam o Seminário de Nossa Senhora da Purificação – Maior de Évora, o Seminário Redemptoris Mater – Nossa Senhora de Fátima do Caminho Neocatecumenal, a Comunidade Formativa de Jovens Salesianos e o recém-chegado à Arquidiocese Seminário Canção Nova.
Seminário Redemptoris Mater Nossa Senhora de Fátima de Évora
O Seminário Redemptoris Mater Nossa Senhora de Fátima de Évora, do Caminho Neocatecumental, é constituído por 11 seminaristas de 7 nacionalidades diferentes: Manuel Rubio Godinho, de Portugal, diocese de Beja; Ulvio Gregorio, da República Dominicana, diocese de São Domingos; Juan Agüera, de Espanha, diocese de Málaga; David Novo, português, Patriarcado de Lisboa; Ricardo Andrés, da Venezuela, diocese de Trujillo; Emanuele Coletta, de Itália, diocese de Pescara; André Pereira, de Portugal, Patriarcado de Lisboa; Simão Pedro Laranjeira, de Portugal, diocese de Setúbal; Martim Barradas, de Portugal, Arquidiocese de Évora; Saulo Rocha, do Brasil, diocese de Brasília; Mateus Cabral, de Brasil, diocese de Belém do Pará.
O Seminário Redemptoris Mater de Évora está a viver a Semana dos Seminários 2024, celebrando com “os outros seminários da diocese no nosso próprio seminário e com as comunidades, sempre com alegria dando graças a Deus e pedindo a proteção da Virgem Maria”, explica o reitor P. José Gomes.
O reitor deixa ainda a seguinte mensagem à Arquidiocese no âmbito desta Semana de Oração pelos Seminários: “Que a equipa pastoral vocacional continue a apostar nos jovens com proximidade ajudando-os a descobrir a vocação para discernir a que o chama o Senhor.”