Reunião de Avaliação destaca frutos da Visita Pastoral nas Unidades Pastorais de Mourão, Viana do Alentejo e Portel

Realizou-se a reunião de avaliação da Visita Pastoral às Unidades Pastorais de Mourão, Viana do Alentejo e Portel, um momento de partilha que permitiu identificar os principais frutos da missão, bem como alguns desafios encontrados ao longo do percurso.

Unidade Pastoral de Mourão

Na Unidade Pastoral de Mourão (Mourão, Granja e Luz), a missão foi dinamizada pelas Irmãs do Instituto Mater Dei, que iniciaram a Visita Pastoral pelas escolas e infantários.

Junto das crianças explicaram o modo como Nossa Senhora interveio na história de Portugal. O facto de Mourão possuir um importante santuário mariano facilitou a compreensão e o anúncio, tanto entre as crianças como junto dos residentes nos lares.

Após a passagem pelas escolas, as missionárias visitaram os lares e outras instituições. No trabalho porta a porta verificaram que a população já conhecia a missão e, por isso, quase todas as portas se abriram.

Durante estas visitas encontraram-se muitas situações de grande sofrimento e falta de esperança. Neste contexto, revelou-se fundamental a presença do sacerdote para a administração dos sacramentos. Foi igualmente destacada a colaboração excecional do pároco. A par destas situações limite, verificou-se uma grande receptividade e uma profunda sede de Deus. Ao longo da missão tornou-se evidente que Nossa Senhora era quem abria as portas.

O pároco sublinhou também a importância da colaboração das instituições e das autoridades civis, nomeadamente da Câmara Municipal de Mourão. Destacou que os missionários levaram alegria às ruas das paróquias e que a presença do Senhor Arcebispo trouxe novo ânimo à comunidade. Como fruto da Visita Pastoral, salientou a renovação das estruturas paroquiais, com o surgimento de novos visitadores de doentes, a revitalização do Apostolado da Oração e a preparação do Batismo de alguns idosos residentes em lares. Referiu ainda a elevada participação dos fiéis.

Como aspeto menos positivo foram apontadas apenas as datas da Visita Pastoral, uma vez que ocorreu após as festividades de Nossa Senhora das Candeias, que exigem grande esforço organizativo, e imediatamente antes das celebrações pascais.

Unidade Pastoral de Viana do Alentejo

Na Unidade Pastoral de Viana do Alentejo (Viana do Alentejo, Aguiar, Oriola e São Bartolomeu do Outeiro), a missão decorreu em diferentes paróquias com a colaboração das Sementes do Verbo e da Comunidade Canção Nova.

Nas paróquias de Viana do Alentejo e Aguiar, as Sementes do Verbo encontraram diversas famílias marcadas pela doença e pelo sofrimento, nomeadamente crianças com graves deficiências. Foram testemunhados exemplos de famílias que aprenderam a unir o seu sofrimento ao de Cristo, encontrando nele um caminho de amor e esperança.

Os missionários encontraram igualmente muitas pessoas sozinhas e isoladas. Sendo estas paróquias profundamente marianas, a presença da imagem de Nossa Senhora revelou-se um importante apoio à missão. A Santa Casa colaborou de forma significativa, nomeadamente através do apoio na alimentação dos missionários.

Na escola de Viana do Alentejo, apesar de não existir um programa de acolhimento para o Senhor Arcebispo, alunos e professores receberam-no com grande entusiasmo, tirando inúmeras fotografias e cantando nos corredores. Várias crianças, muitas delas sem prática cristã, aproximaram-se para pedir a bênção. D. Francisco foi ainda convidado por algumas professoras a dirigir-se aos alunos numa sala de aula.

Foi igualmente muito positiva a visita aos lares, tanto privados como da Santa Casa, onde o Senhor Arcebispo se mostrou próximo dos idosos e particularmente atento às situações mais delicadas, sendo calorosamente acolhido pelas instituições, colaboradores e utentes.

Nas paróquias de Oriola e São Bartolomeu do Outeiro, onde a missão foi assegurada pelas missionárias da Canção Nova, destacou-se o intenso trabalho de escuta. Em cada casa visitada rezou-se uma dezena do Rosário. Ao todo realizaram-se 73 visitas.

Em São Bartolomeu do Outeiro verificou-se um grande acolhimento, tendo apenas duas pessoas recusado abrir a porta. Encontraram muitas viúvas e uma população profundamente crente. Em Oriola, embora exista menor receptividade, todos acolheram as missionárias, pelo menos à porta, sempre com simpatia. As missionárias ficaram alojadas em casa da Dona Cândida, em São Bartolomeu do Outeiro.

Unidade Pastoral de Portel

Na Unidade Pastoral de Portel (Alqueva, Amieira, Portel, Santana, Vera Cruz e Monte do Trigo), a semana missionária foi dinamizada pelas Sementes do Verbo e caracterizou-se por duas semanas de intensa atividade, devido à grande extensão territorial.

O sucesso da missão ficou a dever-se, em grande parte, ao acompanhamento dos paroquianos, cujo conhecimento da realidade local facilitou a entrada dos missionários nas casas. Foi desenvolvida a experiência do “Percursor”, preparando os caminhos para que Jesus pudesse chegar a todos.

A missão privilegiou a escuta e a proximidade às pessoas mais sós. Verificou-se que muitos idosos vivem na solidão e com um sentimento de quem está “à espera da morte”. Na vila de Portel encontrou-se também algum fechamento e receio, em parte devido às consequências ainda sentidas da pandemia de COVID-19.

Foi igualmente destacada a forte comunhão missionária entre paroquianos e missionários, que trabalharam «com um só coração e uma só alma».

O pároco referiu como aspetos menos positivos o facto de a missão ter começado na primeira semana da Páscoa, após um período já muito exigente para as comunidades, bem como a falta de estruturas de acolhimento e de meios de transporte para os missionários, situação que foi necessário resolver.

Apesar destas dificuldades, os frutos da Visita Pastoral revelaram-se muito significativos. A Pastoral da Saúde, que se encontrava praticamente inativa, conta agora com uma equipa de mais de dez elementos que visitam regularmente os doentes. Algumas instituições passaram igualmente a ser visitadas após a passagem do Senhor Arcebispo.

O Prelado foi sempre muito bem recebido, incluindo por pessoas sem prática religiosa ou mais distantes da Igreja.

Registou-se ainda um aumento do número de colaboradores em diversos movimentos e serviços paroquiais, nomeadamente na Pastoral da Saúde, na catequese, com novos catequistas, no grupo de jovens, nos Cursilhos de Cristandade e na comunicação social paroquial, que ganhou novo dinamismo e maior participação.

O ponto alto da missão foi assinalado pelas procissões de acolhimento da Imagem Peregrina.

Também todas as instituições receberam de forma muito positiva os missionários e o Senhor Arcebispo, desde a Câmara Municipal de Portel às Juntas de Freguesia, bem como instituições como a ADA, que assegurou refeições aos missionários em algumas freguesias.

A reunião de avaliação permitiu concluir que a Visita Pastoral deixou marcas profundas nestas comunidades, fortalecendo a comunhão, despertando novos colaboradores para a missão da Igreja e renovando diversas estruturas pastorais, num caminho de proximidade, escuta e esperança.

Scroll to Top
ARQUIDIOCESE DE ÉVORA