Região Sul: Dia de Reis em Encontro Matrimonial
O Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro, trouxe uma onda de alegria e tradição à nossa comunidade regional este ano, em que as zonas de Évora e Península de Setúbal se encontraram mais uma vez. A Festa dos Reis Magos ofereceu a todos uma oportunidade única para estender as celebrações e partilhar momentos especiais com amigos.
O Seminário de Almada ganhou ainda mais vida com as “cores” dos vários casais e sacerdotes participantes, desde a reflexão sobre vários momentos vividos pela Sagrada Família até ao convívio final com saborosos pitéus partilhados entre todos.
O nosso maravilhoso programa começou, então, pela apresentação do tema “O amor de Deus que vem ao encontro”, pelo sr. Padre Aristides Neiva, Espiritano. Esta primeira parte do nosso encontro fez-nos refletir sobre vários textos bíblicos sob a perspetiva se ser família à luz do presépio. Refletimos sobre, por exemplo, “Deus é Amor”, sobre as anunciações do Anjo a Maria e José, ou seja, como Deus entrou nas suas vidas, e, a partir daí, como também entrou nas nossas vidas.
Todos fomos convidados a lembrar que esta data ainda nos deve tocar pela oferta de presentes aos outros, quer sejam os mais próximos ou os mais necessitados que devemos ajudar. Assim, todos levámos presentes de vários géneros para levarmos ao altar no momento de ação de graças na Eucaristia. Estes foram posteriormente entregues a uma instituição. Também trocámos presentes simbólicos entre nós, o que originou um bonito momento em comunidade, tendo sido pedido a todos que, ao longo do ano, ofereçam ainda a sua oração pelo casal ou sacerdote com que trocaram o presente.
Após a celebração da Eucaristia, fomos surpreendidos com um “pezinho de dança”, fazendo-nos aquecer e sorrir, num dia em que o frio se fez sentir. Descontraímos e abrimos o apetite para o momento do lanche partilhado, em que provámos iguarias da época e outras que nos ajudaram a conviver, trocar ideias e divertir da melhor maneira.
Em resumo, o Dia de Reis foi uma oportunidade para a comunidade se unir, renovar laços e partilhar alegria. As tradições mantêm viva e fortalecem os laços que tornam a nossa comunidade única e especial. Que a alegria e a solidariedade vividas neste Dia de Reis continuem a iluminar os nossos dias ao longo do ano.
Aproveitamos para lembrar que, se quiserem conhecer melhor o Encontro Matrimonial, podem viver o FDS, em Évora, no Seminário Maior, nos próximos dias 2 e 3 de março. Inscrevam-se e juntem-se à nossa família de Amor!
Rita + Luís Cruz