Paróquia de Nossa Senhora de Fátima – Évora: Aniversário jubilar da Igreja Paroquial (com fotos)
No passado Sábado, dia 18 de maio, assinalámos o 25º aniversário da Dedicação da Igreja Paroquial.
Nestes momentos é justo olhar para trás e recordar quantos nos permitiram chegar aqui.
A maioria dos nomes – e os mais importantes – são os que não estão escritos em placa nenhuma, nem serão recordados individualmente. São os milhares de homens e mulheres que deram de si, do seu tempo e do seu sustento, para que hoje esta comunidade tenha casa. As famílias que fazem e fizeram esta paróquia, criada em 8 de Dezembro de 1966, por decreto de D. David de Sousa. Antes de haver Igreja, mas fazendo já Igreja, nas suas casas, celebrando em garagens, vivendo a fé.
Depois há nomes e rostos que, pelo papel mais visível que assumiram na edificação desta Igreja merecem referência e gratidão. E dois destacam-se pela liderança no processo de construção: o “Padre Senra”, que presidiu à Eucaristia, já não como pastor desta comunidade, mas como pastor da Arquidiocese de Évora e o Padre Mário Tavares que nos deu também a alegria da sua companhia.
No dia 13 de Maio de 1993 foi benzida a primeira pedra do Complexo Paroquial, incluindo a Igreja, o Centro Social e o Centro Juvenil.
Seis anos depois, no dia 15 de Maio de 1999, a obra foi inaugurada.
Aqui se Baptizaram, até agora, 1 416 crianças e adultos e se casaram 324 casais.
Aqui passaram milhares de crianças pela catequese. Aqui nasceram e existem dezenas de grupos paroquiais, empenhados na liturgia, na formação cristã ou no apoio social. Aqui caminham dez Movimentos eclesiais, fazendo dos seus carismas caminhos de aprofundamento da vida cristã dos seus membros.
Aqui rezaram, celebraram, choraram e riram milhares e milhares de pessoas. Obrigado a todos.
O Pároco, P. Manuel Vieira