Papa encoraja jovens a envolver-se no percurso sinodal da Igreja e a acolher o Ano Santo 2025
O Papa Francisco exortou, no dia 20 de setembro, no Vaticano, os membros do Movimento Internacional de Estudantes Católicos – Pax Romana a “envolverem-se no percurso sinodal da Igreja” e a acolher o Ano Santo de 2025 como “uma ocasião especial”, noticiou a Agência ECCLESIA.
“Nestes dias, enquanto avançamos no atual Sínodo sobre a Sinodalidade, gostaria de encorajá-los, individualmente e em conjunto, a envolverem-se no percurso sinodal da Igreja, feito de caminho partilhado, de escuta, de participação e compromisso num diálogo aberto ao discernimento e, portanto, a estarem atentos à voz suave do Espírito Santo”, convidou o Papa, na audiência desta manhã.
A segunda sessão da Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, na qual vão participar quatro portugueses – entre eles D. José Ornelas e D. Virgílio Antunes, delegados da Conferência Episcopal Portuguesa, o cardeal D. Américo Aguiar e o cardeal Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e para a Educação – realiza-se entre os dias 2 e 27 de outubro.
Segundo o discurso partilhado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, Francisco encorajou os jovens a “acolher a próxima celebração do Ano Santo de 2025 como uma ocasião especial de renovação pessoal e de enriquecimento espiritual em união com toda a Igreja”.
“O símbolo eloquente da Porta Santa, atravessada pelos fiéis em Roma, recorda-nos que todos somos peregrinos, todos estamos a caminho, chamados juntos a uma união mais profunda com o Senhor Jesus e à disponibilidade para a força da sua graça, que transforma a nossa vida e o mundo em que vivemos”, salientou.
As celebrações do Ano Santo de 2025 vão decorrer entre 28 de dezembro de 2024 e 6 de janeiro de 2026, naquele que será o 27.º jubileu ordinário da história da Igreja.