P. Jorge Palacios e P. Rui Faia: Missas Novas dos neo-presbíteros
No domingo, dia 18 de junho, foram celebradas as Missas Novas dos neo-presbíteros, P. Jorge Palacios e P. Rui Faia.
O P. Jorge celebrou na Igreja Matriz de Borba na parte da manhã e o P. Rui celebrou na Igreja Matriz de Samora Correia ao final da tarde.
Em Borba, o P. Jorge presidiu à Eucaristia dominical, concelebrada pelo P. Alessandro Cont, Pároco de Borba, pelo P. José Gomes, reitor do Seminário Redemptoris Mater Nossa Senhora de Fátima de Évora, pelo P. Luís Casares, reitor do Seminário de Nossa Senhora da Purificação – Maior de Évora, e pelo P. Marcelino Caldeira, Pároco de Terrugem, Vila Boim e Vila Fernando. A celebração contou ainda com a participação dos seminaristas do Seminário Redemptoris Mater de Évora, de muitos paroquianos, familiares e membros das Comunidades Neocatecumenais, tendo sido animada pelo Coro Paroquial. No final da celebração decorreu um almoço partilhado.
Recordamos que o P. Jorge elegeu como lema para o seu ministério: “Tu me examinas, Senhor, e me conheces. Tu sabes quando me sento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos, distingues o meu caminho e o meu descanso. Ainda a palavra não está na minha língua, e já Tu, Senhor, a conheces por inteiro. Tu me envolves por trás e pela frente, e colocas sobre mim a tua mão. Para onde poderia eu ir, longe do teu espírito? Para onde poderia fugir, longe da tua presença?” (Salmo 139).
Já em Samora Correia, o P. Rui presidiu à Eucaristia, auxiliado por um diácono da Diocese do Algarve (seu colega de Seminário), e foi concelebrada pelo Pároco de Samora, o P. Heliodoro Nuno e o seu vigário, o P. Luís Farinha, em conjunto com mais catorze sacerdotes provenientes da Arquidiocese de Évora, incluindo o reitor do Seminário Maior de Évora e da sua equipa formadora, do Patriarcado de Lisboa e de duas congregações religiosas. Reuniu-se um bom número de pessoas, oriundas do Concelho de Benavente, Samora Correia, Porto Alto e Arados, de Lisboa, Vila Franca de Xira, Alenquer e de outras partes do país, que encheram a Igreja por completo. Além de vários amigos e familiares do P. Rui, também estiveram presentes alguns seminaristas do Seminário Maior de Évora. A Liturgia, onde as leituras falavam sobre o chamamento, a compaixão e a missão de Pastor na Igreja, foi animada pelo coro misto da Paróquia (adultos e jovens) e contou com um número significativo de acólitos.
Antes de terminar a celebração, o P. Rui, ladeado pelos acólitos da Paróquia consagrou o seu ministério sacerdotal a Nossa Senhora de Fátima, num momento emocionante para todos.
Recordamos que o P. Rui elegeu como lema para o seu ministério: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi e vos destinei… (e) é isto o que vos mando: ‘que vos ameis uns aos outros’” (Jo 15,16-17).
No fim da celebração decorreu um agradável jantar, oferecido pela Paróquia, onde todos puderam apreciar bons momentos de animação e convívio.
Missa Nova do Padre Jorge Palacios
Missa Nova do Padre Rui Faia