«Missão País» 2025 leva mais de quatro mil estudantes de 60 faculdades a 73 localidades (com fotos)
A edição de 2025 do projeto católico de universitários ‘Missão País’ vai levar cerca de quatro mil e 200 participantes, de 60 faculdades, a 73 localidades do país, numa semana de fé, serviço e caridade.
“Há sempre mais missões a abrir, este ano foram quatro e esperamos continuar a crescer para que mais pessoas possam missionar e também para que mais localidades possam ser missionadas”, afirmou António Líbano Monteiro, um dos chefes nacionais da Missão País 2025, em entrevista ao Programa ECCLESIA, transmitido hoje na RTP2.
A também chefe nacional Madalena Marques Videira explica que este é um projeto que junta o serviço e a fé, com o “desejo de levar Jesus e de evangelizar Portugal através do serviço”, destacando que a semana é vivida de “forma verdadeira e intensa”.
Durante sete dias, 50 missionários, oito chefes nacionais, um padre e, em algumas missões, seminaristas e uma irmã ou consagrada, realizam missão numa região isolada de Portugal, na pausa letiva entre semestres, visitando lares, creches, escolas, levando alegria porta a porta, e preparando um teatro.
Na Arquidiocese de Évora a primeira Missão decorreu entre os dias 11 e 18 de janeiro, nas Paróquias da Unidade Pastoral de Montemor-o-Novo, com um grupo de jovens missionários oriundos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
De 25 de janeiro a 2 de fevereiro, a Paróquia de Vimieiro recebeu também uma Missão com jovens universitários da Nova SBE III.
Na passada semana, em Santo Estêvão (Benavente), um grupo da Pastoral Universitária de Évora realizou mais uma missão, com a assistência espiritual do sacerdote jesuíta, P. Miguel Ferreira. No dia 3 de fevereiro, o Arcebispo de Évora esteve presente nesta missão, tendo agradecido aos jovens a sua entrega e espírito de Missão e tendo dado uma bênção de envio.
Ainda na passada semana, um grupo da Faculdade de Belas Artes realizou a Missão País na Paróquia de São Salvador, nas Alcáçovas, sob o lema “Não se perturbe o vosso coração”.
Entretanto, na corrente semana, decorre mais uma Missão País na Paróquia de Montargil.