Jornada Diocesana do Apostolado da Oração
Ocorreu no dia 2 de Março, primeiro sábado do mês de S. José, no Seminário Maior de Évora, a anunciada Jornada Diocesana do Apostolado da Oração (RMOP-Rede Mundial de Oração do Papa), orientada pelo P. António Sant`Ana, Director Nacional e Coordenador Europeu desta Fundação pontifícia.
Apesar do abrandamento que aconteceu durante e pós pandemia covid 19, ainda participaram cerca de 60 membros do Apostolado da Oração, fundado há 180 anos, pelo padre jesuíta Francisco Gautrelet, tendo vindo dos Centros paroquiais de Évora (S. Mamede, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Auxiliadora), Mora, Pavia, Alcáçovas, Reguengos de Monsaraz, Vila Viçosa (S. Bartolomeu) e Campo Maior.
Por volta das 9,30 h, no Auditório do Seminário, iniciámos as actividades programadas para esta Jornada Diocesana. O Director Diocesano, P. Fernando Marques, deu as boas vindas ao P. António Sant`Ana, assim como a cada um dos Centros presentes. Manifestou pena pelas ausências verificadas, particularmente por doença (foi o caso do Presidente diocesano, diácono José Carlos Fraústo Ferreira).
O P. António Sant`Ana deu então início às reflexões programadas, tendo como tema “O caminho do coração – uma missão de compaixão pelo mundo – Itinerário espiritual da Rede Mundial de Oração do Papa”, que convida o nosso coração a estar mais perto do Coração de Jesus para nos configurar com os seus sentimentos, desejos e anseios, recordando as próprias palavras de Jesus: “Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida…aprendei de mim”. O “caminho do coração” ajuda-nos a perceber os desafios do mundo com os olhos de Jesus. O Papa inserido na “missão de compaixão pelo mundo” convida-nos em cada mês do ano a rezar e a reflectir por intenções variadas.
O Director Nacional distribuiu as três reflexões de “O Caminho do Coração” em 9 passos: “No princípio o amor”; “O coração humano inquieto e necessitado”; “Num mundo de coração ferido”; “O Pai envia seu Filho para salvar”; “Chama-nos seus filhos” “Habitados por Cristo”; “Damos a vida por Ele”; “Uma missão de compaixão”; “Uma rede de oração e serviço atenta às necessidades da humanidade”.
A meio da manhã o arcebispo de Évora, D. Francisco José, juntou-se aos participantes da Jornada Diocesana manifestando a sua alegria e dando o seu estímulo a todos os associados do Apostolado da Oração. Após o almoço/convívio no refeitório quinhentista do Seminário, regressámos ao Auditório para a terceira reflexão centrada nos três últimos passos do “Caminho do Coração”, pedindo a todos os presentes uma resposta às perguntas: “O que mais me tocou no ´Caminho do Coração´” e “Uma coisa que foi nova para mim”.
A Jornada Diocesana terminou, pelas 16 horas, com a celebração eucarística na igreja de S. Mamede, presidida pelo P. António Sant`Ana, no final da qual o Director Diocesano, também pároco de S. Mamede, lhe agradeceu, reconhecido, em nome de todos, a sua vinda a Évora, onde estudou na sua universidade.
Desde já apelamos a todos os Centros do Apostolado da Oração, para que que coloquem nas suas agendas a participação na Festa do Sagrado Coração de Jesus, no dia 7 de Junho, presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco José, na catedral de Évora, pelas 17 horas.
P. Fernando Marques – Director Diocesano