Irmã Paula Carneiro é a nova superiora das Hospitaleiras em Portugal
As Irmãs Hospitaleiras estão presentes na Arquidiocese de Évora no Centro de Recuperação de Menores D. Manuel Trindade Salgueiro, em Assumar.
Em nome da Arquidiocese, o Arcebispo de Évora saúda todas as Irmãs Hospitaleiras com a sua Provincial, neste XXII Capítulo Provincial, e felicita a nova Superiora e a Família Hospitaleira pela eleição.
As Irmãs Hospitaleiras em Portugal elegeram a irmã Paula Carneiro como nova superiora provincial, a nova responsável nacional, e o seu conselho, para os próximos seis anos, de 2024 a 2030, no XXII capítulo que termina este domingo.
“A Irmã Paula Carneiro tem uma longa trajetória de dedicação e serviço à missão hospitaleira, refletindo os valores e princípios que nos guiam no cuidado integral da saúde mental e na atenção aos mais vulneráveis. A sua eleição marca o início de uma nova etapa, pautada pela renovação do compromisso com os que mais precisam, à luz da fé e do carisma das Irmãs Hospitaleiras”, explica a congregação religiosa, na informação publicada na sua página na internet.
Num comunicado enviado, no dia 5 de outubro, à Agência ECCLESIA, destacam que a irmã Paula Carneiro tem 25 anos de vida religiosa na congregação religiosa, é mestre em psiquiatria e saúde mental e em bioética, “para além de um vasto currículo formativo e experiência profissional diversificada, tudo é uma mais-valia para a missão que agora lhe é confiada”.
As Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IHSCJ) estão reunidas em Capítulo da Província de Portugal, que como lema “Revesti-vos de entranhas de misericórdia” na Casa de Saúde de Idanha, em Sintra.
As IHSCJ explicam que a eleição da nova superiora provincial marca o início de “uma nova etapa” para as religiosas em Portugal, “sempre comprometidas em cuidar da humanidade sofredora”.
“Continuaremos a trabalhar para prestar cuidados de excelência, levando esperança, conforto e dignidade aos que estão mais fragilizados”, realçam.
Neste momento de renovação, as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus pedem a intercessão dos seus fundadores, São Bento Menni, a Venerável María Josefa Recio e María Angustias, “para que iluminem e guiem a nova Superiora Provincial no seu caminho de serviço”.

“Que a Irmã Paula Carneiro se sinta sempre amparada pela misericórdia de Deus e continue a inspirar o espírito hospitaleiro, acompanhando a nossa missão com sabedoria, escuta ativa e um coração aberto”, acrescentam.
Na XXII reunião magna nacional, que começou no dia 29 de setembro a termina este domingo, 6 de outubro, as IHSCJ também elegeram o novo governo provincial em Portugal, as irmãs capitulares escolheram como vigária e 1ª conselheira a irmã Maria Anália Oliveira Antunes, a 2ª conselheira é a irmã Sabina Florinda da Graça Valente, e a irmã Fernanda Maria da Silva Esteves foi eleita como terceira conselheira.
“Juntas, recebem o grande desafio de revitalizar e reestruturar na Província de Portugal a vida consagrada e a missão apostólica, em fidelidade aos princípios fundacionais e em abertura ousada e criativa às circunstâncias e necessidades do tempo atual; O Capítulo entregou-lhes um programa de ação que exige esforço, mas a visão esperançada no futuro”, desenvolve o comunicado.
As Irmãs Hospitaleiras em Portugal agradecem também à irmã Sílvia Moreira, que exerceu estas funções de superiora provincial nos últimos seis anos, e destacam o seu exemplo de “liderança e dedicação”, e o legado de “compaixão e excelência no acompanhamento de todos os que fazem parte da Família Hospitaleira”.
O capítulo eletivo com o objetivo de ‘reestruturar para revitalizar” reuniu 20 irmãs capitulares, e, numa segunda parte desta reunião, juntaram-se 28 colaboradores leigos.
As Irmãs Hospitaleiras são uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com fins de Saúde, de referência na prestação de cuidados especializados em Psiquiatria e Saúde Mental, Demências, Reabilitação Física e Cuidados Paliativos.
Há mais de 130 anos presentes em Portugal, as IHSCJ desenvolvem a sua intervenção em 12 unidades de saúde hospitaleiras, das quais oito se situam no continente e quatro nas Regiões Autónomas.
Recorde-se que as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IHSCJ) realizam, de 29 de setembro a 6 de outubro, o XXII Capítulo da Província de Portugal, na Casa de Saúde de Idanha, em Sintra.
“Reestruturar para revitalizar” é o “único objetivo” que reúne 20 irmãs capitulares, a que se juntam, na segunda parte do capítulo provincial, 28 colaboradores leigos, informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
“Juntos desenharão os dinamismos de renovação para responder aos desafios atuais que nos veem da Igreja e do mundo da saúde mental”, acrescenta a nota.
A assembleia capitular tem como lema “Revesti-vos de entranhas de misericórdia” que se conjuga com o binómio “ciência e caridade”, próprio do modelo institucional que praticam as irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e as desafia a “fortalecer cada vez mais o estilo de atenção integral a todas as pessoas que necessitam de cuidados especializados, principalmente na área da saúde mental e psiquiatria”.
A avaliação da realidade e a sua projeção para o futuro vão marcar os trabalhos da primeira fase; já a segunda parte destina-se à eleição do novo governo provincial que vai orientar a Província durante o próximo sexénio.
Segundo as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, o capítulo provincial cumpre a tarefa de aplicar e programar a própria realidade as linhas nucleares elaboradas pelo Capítulo geral para a Congregação nas diversas partes do mundo.
As Irmãs Hospitaleiras são uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com fins de Saúde, de referência na prestação de cuidados especializados em Psiquiatria e Saúde Mental, Demências, Reabilitação Física e Cuidados Paliativos.
Há mais de 130 anos presentes em Portugal, as IHSCJ desenvolvem a sua intervenção em 12 unidades de saúde hospitaleiras, das quais oito se situam no continente e quatro nas Regiões Autónomas.