II Encontro Internacional de Reitores e Colaboradores de Santuários
Decorreu, em Roma, o II Encontro Internacional de Reitores e Colaboradores de Santuários, intitulado “O Santuário: Casa de Oração” -Rumo ao Jubileu de 2025, um evento em que participaram Reitores e Colaboradores de Santuários de todo o mundo. O encontro serviu para preparar o Ano Santo de 2025, organizado pela Secção para as Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo, do Dicastério para a Evangelização.
Marcaram presença três reitores de santuários portugueses, entre eles o cónego Francisco Couto, Reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, de Vila Viçosa.
Em declarações à Rádio Canção Nova, o cónego Francisco Couto falou da sua participação no encontro, comentando o tema do encontro que considerou “interessante”. “Parece-me um tema interessante, ainda que a novidade se calhar não traz muita, porque naturalmente os santuários já vão cuidando um pouco como casa de oração”, disse, acrescentando que “este tema da oração tem sido aquilo que é mais partilhado, mas está a ser gratificante também poder participar, reconhecer os outros santuários, participar também com dois ou três santuários portugueses, neste momento, estamos três neste caso, e está a ser bom”. “Queremos também se calhar reanimar um pouco essa estrutura em Portugal do conjunto dos santuários”, sublinhou o Reitor do Santuário da Padroeira de Portugal, que destacou ainda as “aprendizagens” feitas no encontro, “mas sobretudo a nossa presença neste Encontro procura também marcar um bocadinho esta presença do Santuário Nacional da Padroeira de Portugal aqui”.