Igrejas Paroquiais de Vila Boim e Terrugem exigem intervenção urgente
No dia 27 de março, pelas 16h, o Arcebispo de Évora foi recebido na Câmara Municipal de Elvas pelo Presidente Comendador José Rondão Almeida. O motivo do encontro centrou-se no preocupante estado da cúpula e abóbada da Igreja Matriz de Vila Boim e no estado em que se encontram os muros exteriores envolventes que sustentam a Igreja Paroquial da Terrugem, bem como alguns sinais preocupantes de cedência de algumas partes do telhado da mesma Igreja paroquial. A necessidade urgente deste encontro foi sugerido ao Prelado Eborense pelo Pároco das referidas Paróquias, Rev.º Padre Marcelino Caldeira.
Assim, estiveram debruçados em reunião específica sobre o modo como reparar e consolidar estas duas urgentes obras, o Arcebispo de Évora, o Presidente da Câmara Municipal de Elvas, o Pároco das duas Paróquias, o responsável arquidiocesano pelos Bens Culturais e Patrimoniais, Cónego Mário Tavares de Oliveira, o Presidente e Secretário da União de Freguesias da Terrugem e de Vila Boim.
Após o levantamento técnico do estado das duas Igrejas, proceder-se-á ao projecto da sua consolidação e conservação, afim de candidatar as obras às possíveis linhas de financiamento público.
A urgência que o estado actual das Igrejas apresenta exige uma unidade de esforços entre as Paróquias, a Arquidiocese, as Juntas de Freguesia, a Câmara Municipal e a CCDRA. O que ficou assumido e garantido por todos os intervenientes neste oportuno encontro.