Igreja Católica promove Jornada de Oração
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) promove hoje uma jornada nacional de oração pelas vítimas de abusos sexuais, de poder e de consciência na Igreja, que vai reunir os bispos em Fátima.
Os responsáveis católicos vão celebrar a Missa, pelas 11h00, na Basílica da Santíssima Trindade, e convidaram as comunidades paroquiais e religiosas do país a associar-se a esta jornada.
“Peço a todo o clero e fiéis que se unam à Eucaristia que os bispos celebrarão por esta intenção na Basílica da Santíssima Trindade, às 11 horas desse dia [20 de abril]”, indicou D. José Ornelas, presidente da CEP, na abertura da Assembleia Plenária, esta segunda-feira
A CEP enviou aos membros do clero e de institutos consagrados uma proposta de oração universal, para ser utilizada nas celebrações eucarísticas de quinta-feira, rezando, entre outras intenções, “pelas pessoas que foram vítimas de qualquer espécie de abusos, para que encontrem em Cristo ressuscitado a cura das suas feridas e a coragem para uma vida nova”.
A proposta evoca ainda os “familiares e amigos que acompanham as vítimas de abusos, para que sejam uma presença de conforto e de ambiente seguro, e ajudem na recuperação da dignidade humana”.
Os participantes nas celebrações são convidados a rezar para que estes sejam “tempos de purificação e de reparação” para a Igreja Católica.
D. José Ornelas disse, na abertura da 206.ª Assembleia Plenária, que a crise de abusos sexuais na Igreja exige “decisões e ações concretas” para transformar esta realidade, repetindo o seu pedido de perdão às vítimas.
“No momento doloroso, mas também de purificação e conversão em que agora nos encontramos, continuamos apostados no caminho que a Igreja tem vindo a percorrer para que os ambientes eclesiais sejam cada vez mais seguros para as crianças, jovens e adultos vulneráveis,”, referiu.