Évora: Encontro de Dirigentes do Corpo Nacional de Escutas – CNE
Realizou-se, no dia 23 de Novembro, um encontro dos Chefes de Agrupamento, Assistentes de Agrupamento, Junta Regional e o senhor Arcebispo. O mesmo decorreu no Convento do Calvário, pelas 21 horas.
É uma iniciativa da Assistência Regional cujo objectivo é reunir os Chefes de Agrupamento e Assistentes de Agrupamento para reflectir em conjunto sobre questões centrais para o desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas na Diocese de Évora.
Marcaram presença 14 agrupamentos, estando os CA e o AA de 6 agrupamentos.
O tema escolhido foi: “A área de desenvolvimento espiritual”.
Após um momento de oração, o AR expôs de forma resumida a estrutura da área de desenvolvimento espiritual das quatro secções, integrada no sistema de progresso do CNE. Depois abriu-se o espaço para que todos pudessem partilhar sobre a forma como se está a trabalhar esta temática. Há boas experiências de conjugação de esforços dentro da comunidade paroquial, focalizando-se na importância da Eucaristia e do testemunho dos dirigentes.
No momento final o senhor Arcebispo tomou a palavra para agradecer o serviço que os dirigentes desenvolvem nas suas comunidades. Interpelou os presentes ao afirmar: “se os jovens não estão na comunidade, quem faz a beleza da comunidade?”. Ante as dificuldades em abordar as questões juvenis, os dirigentes não devem ficar calados mas interpelarem os seus elementos, pois “as novas gerações não podem estar na comunidade como assistentes mas têm de ser protagonistas”. Enquadrou ainda os presentes nas temáticas fortes que estão no plano diocesano, às quais os dirigentes devem estar atentos: o Congresso Eucarístico nacional, o desenvolvimento dos frutos da JMJ e a sinodalidade: “o chefe é modelo de vida e é sinodal ao fazer caminho com os seus elementos”.
O encontro terminou com uma pequena merenda.
AR