Casa Branca viveu intensamente a Visita Pastoral Missionária (com fotos)
No sábado, dia 6 de abril, ao final do dia, a Paróquia de Nossa Senhora a Graça de Casa Branca, no concelho de Sousel, acolheu a Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição, culminando a Semana Missionária naquela Paróquia, realizada pelas Irmãs da Comunidade Sementes do Verbo, com o apoio do Pároco, o P. Carlos Fonte.
Já com a Imagem da Peregrina naquela localidade, na semana passada, o Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, realizou a Visita Pastoral Missionária àquela Paróquia.
Acompanhado pelo Pároco, o P. Carlos Fonte, o Prelado eborense, na manhã do dia 12 de abril, foi recebido na Junta de Freguesia de Casa Branca, pelo seu presidente, executivo e todos os funcionários, numa cerimónia de boas vindas àquela Freguesia do concelho de Sousel.
De seguida, partilhou uma história e algumas canções com os cerca de 30 alunos da Escola de ensino Básico assim como com as quase duas dezenas de crianças da creche e Jardim de infância de Casa Branca.
O almoço foi oferecido por alguns membros da Comunidade Paroquial na Herdade do Mouchão num momento de partilha e amizade.
A tarde começou com a celebração da Palavra com os cerca de 70 idosos do Lar e Centro de Dia – Adriano Rovisco dos Santos, seguida de um momento de confraternização e convívio com a direcção e com os utentes.
Depois, o Prelado Eborense visitou algumas pessoas doentes e idosas nas suas casas.
Ao final do dia 12 de abril, o Arcebispo de Évora visitou ainda a Sem Exagero Unipessoal Lda que é uma empresa situada em Casa Branca que comercializa a marca Caracoleta Alentejana.
Já no dia 13 de abril, Francisco Senra Coelho visitou o Cemitério local. Depois teve um encontro com alguns membros jovens da comunidade paroquial.
O Prelado reuniu ainda com os grupos vivos da Pastoral Paroquial e, ao final da tarde, visitou e confraternizou com os membros do Rancho Folclórico “As Mondadeiras” de Casa Branca.
Na manhã de domingo, 14 de abril, o Prelado eborense celebrou a Eucaristia dominical na igreja Matriz de Casa Branca, no encerramento da Visita Pastoral Missionária a esta Paróquia.
Após a Eucaristia, decorreu uma confraternização com toda a comunidade de Casa Branca na Casa do Povo local.
Ao final do dia, o Arcebispo de Évora acompanhou o cortejo automóvel que conduziu a Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição de Casa Branca para a Paróquia de Nossa Senhora Graça de Cano, onde foi acolhida pela comunidade local e onde, nos próximos dias, se realizará a Visita Pastoral Missionária.
A comunidade paroquial de Casa Branca tem “correspondido maravilhosamente”
Em entrevista exclusiva à reportagem da Esperança Multimédia (parceria “Ser Igreja Évora e jornal “a defesa”), o P. Carlos Fonte partilha que a comunidade paroquial de Casa Branca tem “correspondido maravilhosamente ao longo destes últimos anos”.
“Com a preparação da Jornada Mundial da Juventude 2023, congregámos alguns jovens, congregámos famílias, que participam plenamente e estão muito empenhados aqui na paróquia.Têm trazido uma grande mais valia”, explica, acrescentando que “cada um tem descoberto o seu lugar na comunidade e por isso, surgiu, por exemplo, um coro que assume os cânticos. Temos também o grupo dos leitores, os catequistas, e já temos algumas crianças que andam na catequese”.
“No domingo de Páscoa foram batizados 8, de que eu sou catequista, e que foi a igreja mais cheia que as pessoas se recordam, que até o coro estava na capela mor e foi um silêncio total. Foi uma experiência de Cristo ressuscitado”, sublinhou.
Sobre a Visita Pastoral Missionária, que foi preparada com semanas de Missões populares realizadas pelas Irmãs Arca de Maria e com pregações do P. Tiago Carlos, o Pároco de Casa Branca sublinha a importância destas Missões, dando como exemplo, a semana após a Páscoa com todo o trabalho feito pelas Irmãs junto das crianças. “ Foi maravilhoso. Elas congregaram muita gente e as próprias Irmãs ficaram admiradas com a participação”, sublinha o P. Carlos Fonte.
Por seu turno, também em entrevista exclusiva à reportagem da Esperança Multimédia (parceria “Ser Igreja Évora e jornal “a defesa”), dois membros ativos da Comunidade paroquial de Casa Branca, Maria dos Anjos (casada, mãe de dois filhos e técnica de farmácia) e Luís Pico (casado, pai de dois pais e militar da GNR) referem que “a Comunidade de Casa Branca adere a todas as atividades que nós pensamos e desafiamos. Contamos sempre com o apoio da comunidade, conseguimos ter um grupo muito bom para divulgar e passar a mensagem de Jesus. Temos um grupo misto desde 80 anos até aos 3 anos. E estamos a dinamizar a nossa paróquia e a nossa aldeia com o Padre Carlos, que tem feito um trabalho excelente connosco”.
Para estes responsáveis, a Visita Pastoral Missionária foi um momento “muito importante. E são momentos como estes que como costumamos dizer servem para regar a flor. A planta tem de ser regada para crescer. Aqui acontece o mesmo. Tem de haver movimento para que entusiasme os jovens e toda a população, para que vejam que realmente o caminho para a felicidade é o caminho de Jesus”
“Cada vez mais, os homens fazem parte da igreja, ajudam na igreja, e claro, tentam também trazer os filhos. Esse é o nosso principal objetivo, é trazer a nossa juventude para dentro de portas e ajudá-los a crescer na fé”, partilha Luís Pico.
“Aceitamos todos os jovens que queiram participar na nossa paróquia, estamos abertos para todos, jovens e idosos, estamos abertos para todas as gerações que queiram participar na nossa paróquia, que nos ajudem, partilhem ideias para que nós consigamos chegar a todos”, apelam estes responsáveis.
Por fim, em entrevista exclusiva à reportagem da Esperança Multimédia (parceria “Ser Igreja Évora e jornal “a defesa”), o Presidente da Junta de Freguesia de Casa Branca,
Rui Galiza refere que as questões demográficas – a Freguesia tem cerca de 900 eleitores – e as questões da saúde “são as que levantam mais preocupações”. “Na saúde ainda temos um médico que atende alguns dias por semana”, refere, acrescentando que “nas grandes campanhas sazonais falta mão de obra, que tem de vir de outros países como o Bangladesh, o Brasil, entre outros países”.
“Casa Branca chegou a ter cerca de 4 mil eleitores, sendo que agora pouco mais de 900. No entanto, ainda temos um Jardim de Infância e a Escola Básica a funcionar, ambas com um total de cerca de 70 crianças”, sublinha o autarca.
O Presidente da Junta de Freguesia considera “muito importante” a Visita Pastoral do Arcebispo de Évora “pois ajuda a divulgar a nossa terra e aquilo que temos para oferecer a quem nos quiser visitar”.
Texto de Pedro Miguel Conceição