Braga: Missa com milhares de peregrinos no Sameiro encerra V Congresso Eucarístico Nacional
O cardeal português D. José Tolentino Mendonça presidiu esta manhã à Missa conclusiva do V Congresso Eucarístico Nacional (CEN), como enviado especial do Papa, no Santuário do Sameiro.
A Peregrinação Arquidiocesana ao Sameiro, que começou às 07h00, junto à Sé de Braga, foi também o evento de encerramento do V CEN, com a celebração da Eucaristia no final da procissão.
Milhares de peregrinos fizeram o percurso a pé, ao longo de cerca de três horas.
A celebração aconteceu após dois dias de trabalhos do CEN, que decorreram no Fórum Braga, com cerca de 1400 participantes, de todas as dioceses portuguesas.
A Missa foi concelebrada por D. José Cordeiro, arcebispo de Braga; D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa; D. Ivo Scapolo, núncio apostólico em Portugal; e o cardeal D. António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima. O Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho e alguns sacerdotes da Arquidiocese (na foto) também concelebraram.
A celebração foi organizada conjuntamente pela Confraria de Nossa Senhora do Sameiro e pela Comissão Local do Congresso Eucarístico; o mobiliário litúrgico é o mesmo que foi usado na Missa de Envio dos jovens da Arquidiocese de Braga e dos que fizeram os ‘Dias na Diocese’, em Braga, para a JMJ Lisboa 2023.
Depois da Comunhão, foi exposto o Santíssimo Sacramento e foi dada a bênção aos doentes.
No final da Eucaristia, simbolicamente, foram plantadas quatro árvores pelos bispos metropolitas de Portugal (Braga, Évora e Lisboa) e pelo delegado pontifício, como “sinal de articulação entre a celebração da Eucaristia e a consciência ecológica integral”, adianta a organização.