Arquidiocese de Évora despediu-se agradecida e emocionada da Irmã Ana Teresa, Serva da Santa Igreja (com fotos)
Na tarde desta quinta-feira, dia 24 de Outubro, Évora despediu-se emocionada da Irmã Ana Teresa Gonçalves Silvestre, Serva da Santa Igreja.
A Missa de Corpo Presente, presidida pelo Senhor Arcebispo Emérito, D. José Francisco Sanches Alves, foi celebrada nesta quinta-feira, dia 24 de outubro, na Casa Geral das Servas da Santa Igreja, que se tornou pequena para acolher os inúmeros familiares e amigos da Irmã Ana Teresa que se despediram dela em ambiente sereno de fé.
Na introdução da celebração, o Prelado deu graças a Deus pelo dom da vida da extremosa Irmã Ana Teresa. “Encomendamos a sua alma à Misericórdia de Deus”, disse D. José Alves.
À homilia, o Arcebispo Emérito destacou a vida da Irmã Ana Teresa que “consagrou a sua vida ao serviço do Evangelho, de forma generosa, total e gratuita”.
“A Irmã Ana Teresa era apaixonada pela Catequese”, sublinhou, destacando “que a sua vida foi exemplar, numa consagração e entrega marcada pelo entusiasmo e pela alegria que contagiava a todos”.
D. José Alves disse ainda que a Irmã Ana Teresa era a última Serva que era originária do Alentejo, tendo deixado uma palavra de ânimo e de esperança à Congregação. “Não tenhais medo pequenino rebanho porque é Deus que faz a obra”, sublinhou, recordando as palavras do Evangelho.
No final da celebração o Arcebispo de Évora Emérito apresentou sentidos pêsames à família e à Congregação das Servas da Santa Igreja.
O funeral seguiu para o cemitério do Espinheiro, em Évora.
A Irmã Ana Teresa Gonçalves Silvestre (na foto acima) nasceu a 27 de Março de 1932, em Aramenha, Marvão.
Entrou na Congregação a 29 de setembro de 1959, tendo Professado os votos Perpétuos a 15 de Setembro de 1968.
Fez parte de diversas Comunidades, tais como Casa da sagrada Família – Évora, Fundação em Portel, Lar Juvenil – Elvas, S. Estevão, Alcácer do Sal, Casa de Nossa Senhora das Graças – Évora. E ainda em Fornelos, Diocese de Lamego e Crespos, Arquidiocese de Braga.
Foi uma Irmã muito apostólica, entregue à Igreja, sempre disponível para o serviço do Reino. Faleceu a 23 de Outubro de 2024, na cidade de Évora.
As Servas da Santa Igreja dão graças a Deus pelo testemunho desta Irmã, grande Missionária.
O Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, em seu nome pessoal e em nome da Arquidiocese de Évora, apresenta sentidas condolências à família da Irmã Ana Teresa e à Congregação das Servas da Santa Igreja.