Na manhã desta segunda-feira, dia 20 de outubro, o Arcebispo de Évora visitou a Exposição 100 Chocalhos de Excelência, que será inaugurada no dia 22 de outubro e ficará patente nas instalações Diário do Sul/Rádio Telefonia do Alentejo, onde será exposto ao público o Chocalho assinado pelo Papa Francisco.
Após colocar o chocalho assinado pelo Papa Francisco na exposição, o Prelado eborense fez uma breve intervenção.
“Para a Igreja os chocalhos têm uma força muito grande, pois Jesus apresentou-se como o bom Pastor. E o chocalho tem muito a ver com o Pastor, com a pertença, a unidade”, partilhou o Prelado com a plateia formada pela administração do Grupo Diário do Sul, dos responsáveis dos Chocalhos Pardalinho e do presidente eleito da Câmara municipal de Évora, Carlos Zorrinho.
Recordando o compasso pascal no Minho, os sinos são o grande símbolo da alegria e o chocalho também tem esta função de alegria, sublinhou o Arcebispo de Évora.
“O Papa Francisco ao perceber o objeto e a sua função, assinou-o com um sorriso no rosto”, partilhou o Prelado.
“Estes chocalhos fazem lembrar os tempos difíceis no Alentejo onde se trabalhava de sol a sol”, recordou o Arcebispo, “como grito de justiça que muitas vezes não foi ouvido”.
“O chocalho é mesmo nosso, do Alentejo e como Arcebispo presto homenagem, honra e gratidão por todo o esforço feito para manter esta tradição viva. Sois paladinos de um valor que não pode desaparecer”, reconheceu, agradecendo à organização da exposição e ao Diário do Sul pelo acolhimento desta exposição.
“Palavra de reconhecimento ao trabalho quotidiano do Diário do Sul, por todo o esforço na construção da unidade dos eborenses”, agradeceu o Arcebispo de Évora.
Ao presidente da câmara de Évora eleito, Carlos Zorrinho, o Prelado desejou bom mandato. “Que o Senhor Deus lhe dê muita luz, coragem para a missão que tem entre mãos, de reerguer Évora. Que tenha o apoio de todos, pois é o Presidente de todos os eborenses”, sublinhou D. Francisco Senra Coelho.
Por seu turno, Carlos Zorrinho sublinhou a simbologia do Chocalho, agradecendo ao Diário do Sul a oportunidade de escrever ao longo de décadas e agradecendo as palavras de incentivo do Prelado eborense para trabalhar em prol de todos os eborenses.
Após as intervenções, jovens universitários animaram a visita à Exposição, que está patente na sede do Diário do Sul.
