Arcebispo de Évora preside à Eucaristia do II Domingo da Quaresma na Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança, nos Canaviais-Évora, e abençoa Capela Mortuária (com fotos)
Na manhã deste dia 16, II Domingo da Quaresma, o Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, presidiu à Eucaristia dominical, na Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança, nos Canaviais em Évora.
O Prelado na homilia começou por deixar uma palavra de saudação e amizade aos paroquianos da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança, nos Canaviais, considerando que “esta é uma Paróquia bonita, pois conheço-a há muitos anos e sei que é feita de gente boa, pois uma paróquia são as pessoas”. “Está beleza verifica-se por todas as melhorias feitas ao longo das décadas como a amizade que é cultivada por todos e que se reúne sempre á volta de uma cafezinho no final de cada eucaristia dominical”, acrescentou.
Depois o Arcebispo explicou as leituras deste domingo, centradas na Transfiguração de Jesus, no monte Tabor. “Aquele momento de contemplação era a preparação para a paixão de Deus, estavam a preparar-se para testemunhar como Deus dá a vida por nós, para que nunca tenhamos o direito de dizer que Deus não nos ama e não nos acompanha”, referiu.
“Qual de nós não tem medo da cruz?”, questionou, acrescentado que “todos necessitamos subir á montanha para viver essa transformação e para nós prepararmos para a cruz”. “Na Quaresma precisamos muito de subir à montanha”, apelou o Prelado.
“Que coloquemos na nossa rotina o sentido do amor, com a certeza que não vamos sós na caminhada diária da nossa vida”, concluiu.
Após a Eucaristia, o Arcebispo de Évora abençoou a Capela Mortuária dos Canaviais, desejando que “esta seja a Capela da Esperança”.
O pároco, o P. Jorge Matos partilhou com os presentes que a Paróquia iniciou o projeto de adaptação de um antigo edifício para capela mortuária nas pré-jornadas da JMJ. Entretanto, entre apoios de privados e de entidades obtiveram uma receita de cerca de 30 mil euros e que a despesa com a obra ascendeu aos 36 mil euros.
Agradeceu aos que contribuíram monetariamente e materialmente para a obra. Agradeceu à FEA- Fundação Eugénio de Almeida e à Junta de Freguesia de Canaviais, cujos representantes marcaram presença na celebração. A Agência funerária Maurício e a Servilusa, marcaram também presença na celebração.
“Muito obrigado a todos pela vossa colaboração”, agradeceu o P. Jorge Matos, sublinhando que “esta Capela está agora ao serviço da freguesia dos Canaviais e da cidade de Évora”.