Abril e Maio: Visita Pascal na Unidade Pastoral de Mora (com Vídeo)
O Concelho de Mora volta a viver por estes dias a “nova” tradição da Visita Pascal. Sabemos que a Visita Pascal é uma tradição secular nas zonas Norte e Centro do país, mas quase inexistente no Sul. No entanto, agora já não é inexistente porque realiza-se nas Comunidades de Mora. Tudo começou com a chegada do P. Nelson Fernandes, natural do Minho, àquelas Comunidades, em 2017.
De ano para ano aumentam o número de casas e de instituições visitadas, confirma o jovem sacerdote em entrevista exclusiva a Ser Igreja Évora que pode ser vista em vídeo nos canais digitais da Arquidiocese. “O ano passado conseguimos ir pela primeira vez aos Bombeiros (na foto) e aos Paços do Concelho, sendo que no ano anterior já tínhamos também visitado a Junta de Freguesia”, sublinha o Pároco, acrescentando que “este ano, como novidade, a Visita Pascal irá a um Hotel que foi remodelado no Concelho e também será recebida no Posto da GNR – Guarda Nacional Republicana”.
“Esta «Visita Pascal» é em tudo igual ao Norte do país, mas com uma diferença: é realizada em todos os domingos do tempo pascal (50 dias)… o que permite que as Comunidades compreendam que a Páscoa só termina com a solenidade do Pentecostes”, explica o P. Nelson Fernandes.
A primeira Visita Pascal de 2024 está agendada para o dia 7 de abril, domingo, na Vila de Mora (é o maior compasso), onde no dia 14 de abril acontecerá novamente. Ainda no dia 7 de abril, a Visita Pascal realiza-se também na Paróquia de Cabeção.
No dia 21 de abril, a Visita Pascal será em Brotas, e a 28 de abril, em Pavia.
O compasso, na Comunidade de Malarranha, deverá realizar-se no dia 12 de maio.
Neste ano, a Comunidade de Santa Justa também receberá a Visita Pascal, agendada para 19 de maio.