149º aniversário do nascimento de D. Manuel Mendes da Conceição Santos celebrado na Sé de Évora (com fotos)

Neste sábado, dia 13 de dezembro de 2025, dia em que se comemora o 149º aniversário do nascimento de D. Manuel Mendes da Conceição Santos, o Arcebispo de Évora presidiu pelas 10h00, na capela do Esporão, na Sé de Évora, missa pelo Servo de Deus.

Devotos e fiéis participaram nesta celebração de acção de Graças pelo nascimento de D. Manuel Mendes da Conceição Santos.

Recorde-se que há um ano a Causa de Beatificação de D. Manuel Mendes da Conceição Santos lança um novo sítio na internet que permite conhecer melhor o antigo arcebispo de Évora, que foi Pastor desta Arquidiocese entre 1920 e 1955.

O novo sítio tem o seguinte endereço: https://dmanuelmendes.pt/

Na nova página pode-se conhecer melhor a Biografia, a Postulação, a Devoção e Testemunhos, assim como os contactos da Causa de Beatificação do Servo de Deus Dom Manuel Mendes da Conceição Santos.

O antigo Arcebispo é uma referência de cristão, de bispo e de pastor, para a Igreja em Portugal e para a Arquidiocese eborense, sendo que o processo de canonização foi introduzido em 1972.

D. Manuel Mendes da Conceição Santos (1876 – 1955) dedicou-se sobretudo à evangelização das comunidades e ao desenvolvimento das vocações sacerdotais na região.

Entre outras obras, realizou inúmeras visitas pastorais, reestruturou os Seminários e atraiu à Arquidiocese diversas congregações religiosas.

Nasceu a 13 de dezembro de 1876, no lugar de Pé de Cão, Freguesia de Olaia, Concelho de Torres Novas; Entrou no Seminário de Santarém, a 2 de agosto de 1890 como aluno gratuito, por “ser oriundo de uma família economicamente pobre”.

Foi enviado para Roma, em 1985, onde se forma em Teologia Dogmática e Línguas Clássicas, regressou para Portugal, em 1898, sendo nomeado perfeito e professor de Teologia do Seminário de Santarém.

No ano seguinte, a 27 de maio, foi ordenado presbítero, na Capela do Seminário de Santarém, esteve na Diocese da Guarda como vice-reitor do seminário, foi nomeado bispo de Portalegre pelo Papa Bento XV, a entrada solene na catedral foi a 7 de maio de 1916.

No dia 4 de junho de 1920 foi nomeado bispo-coadjutor do arcebispo de Évora, D. Augusto Eduardo Nunes, entrando definitivamente a 11 de fevereiro de 1921.

A Postulação da Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus D. Manuel Mendes Santos tem sede em Évora, na Rua 5 de Outubro, 71 . 7000-854.

Scroll to Top
ARQUIDIOCESE DE ÉVORA