9 de novembro: Primeira Jornada Nacional de Arquitetura e Artes para a Liturgia 2024
O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Igreja Católica, vai promover este sábado a sua primeira jornada nacional de arquitetura e artes, visando lançar um percurso comum para redefinir os espaços de celebração.
“Uma igreja tem duas dimensões fundamentais, a dimensão litúrgica, ou seja, para acolher a celebração dos sacramentos, mas também como um local de relação do homem e da mulher com Deus, ou seja, um local que possa respirar este ambiente, esta atmosfera de espiritualidade” disse à Agência ECCLESIA a coordenadora do Serviço de Arquitetura e Artes para a Liturgia do SNL.
Isabel Alçada Cardoso adianta que o objetivo do encontro, na Domus Carmeli (Carmelitas Descalços), em Fátima, é iniciar um “caminho formativo” para “se começar a pensar em conjunto” sobre as várias intervenções nos espaços de celebração das comunidades católicas, com a colaboração de “todos os agentes que estão envolvidos neste processo”.
A responsável diz que a preocupação diz respeito tanto à “edificação do novo património” como à “requalificação do existente”.
Uma das prioridades, indica Isabel Alçada Cardoso, é promover a participação da assembleia, num espaço que facilite o “canto e a própria recitação das orações, que fazem parte da liturgia”.
“O ambiente provoca uma experiência” e isso “tem influência” nas pessoas, acrescenta a entrevistada, em declarações ao Programa ECCLESIA, emitido hoje na RTP2.
A I Jornada Nacional de Arquitetura e Artes para a Liturgia 2024 tem, entre os seus conferencistas, o professor Giuseppe Midili, padre carmelita, que vai falar sobre o tema central; e os arquitetos António Jorge e André Cerejeira Fontes, que vão abordar a “experiência da remodelação da Igreja de Cedofeita (Porto)”.
O encontro prevê ainda momentos de debate e aprofundamento das questões refletidas durante as exposições.