26 e 27 de outubro’24: Legião de Maria celebra 75 anos em Portugal
Neste fim de semana, em Fátima, celebrar-se-ão os 75 anos da Legião de Maria em Portugal. Com um programa que começa no sábado, às 14h30, no Centro Pastoral Paulo VI, com uma grande assembleia, seguida de Eucaristia pelas 18h, na Basílica da Santíssima Trindade. O momento alto será a celebração da Eucaristia no Domingo, na esplanada do Santuário, presidida pelo Senhor Núncio Apostólico em Portugal, D. Ivo Scapolo.
O Movimento teve o seu início a 7 de setembro de 1921, em Dublin, Irlanda, sendo o Fundador Frank Duff.
A Legião de Maria têm desempenhado um papel “muito relevante na Arquidiocese”, sublinha o Prelado eborense em declarações ao Ser Igreja “no que se refere sobretudo na Pastoral da Saúde, na visita aos doentes, aos sós, no apoio às famílias enlutadas, e na ligação da catequese paroquial com as famílias”.
“O trabalho dos membros da Legião de Maria é normalmente feito dois a dois e a sua missão passa por dar apoio humano e espiritual”, destaca o Arcebispo de Évora.
D. Francisco Senra Coelho recordou ainda o trabalho “decisivo” da Legião de Maria na Igreja dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), destacando que “muitos grupos da Legião de Maria nasceram em Moçambique e em Angola e durante as guerras civis foram fundamentais para levar a Palavra de Deus e o Santíssimo Sacramento às comunidades dispersas por aqueles territórios”.
A Legião de Maria deu os primeiros passos na Arquidiocese de Évora pela iniciativa de Monsenhor Vicente da Costa, tendo “nascido” na Igreja do Carmo, em Évora.
Na Arquidiocese de Évora, atualmente, o Movimento encontra-se implantado em 9 grupos, totalizando 75 Membros Ativos, 134 membros auxiliares . Ao longo dos anos de implantação na Arquidiocese de Évora, foram muitos os jovens e adultos que fizeram parte deste Movimento.
(Na próxima edição impressa do jornal “a defesa” de 30 de outubro, leia a reportagem na íntegra)