“Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus… Deus é amor” (I Jo 4,7)
“Aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração” (Mt 11,29)
Em 20 de Outubro de 1672, S. João Eudes celebrou esta festa pela primeira vez. A festa passou a ser obrigatória em toda a Igreja, a partir de 1856, por ordem do Papa Pio IX. O Papa S. João Paulo II instituiu, em 1995, o Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero que coincide com esta Festa.
É já no dia 16 de Junho a Festa do Sagrado Coração de Jesus e, como tem acontecido nos últimos anos, o arcebispo de Évora, D. Francisco José, pelas 17 horas, presidirá à eucaristia na Catedral, que será concelebrada pelos sacerdotes presentes e participada por muitos fiéis e devotos do Coração de Jesus. Por esta razão convocamos os Centros Paroquiais do Apostolado da Oração espalhados pela Arquidiocese e que trarão os seus estandartes e insígnias.
Por proposta do nosso Arcebispo iremos rezar especialmente pelos sacerdotes que este ano celebram os seus jubileus sacerdotais: P. Abílio Antunes Lopes (no dia 3 de Junho celebrou as Bodas de Ouro Sacerdotais); P. José Álvaro da Silva Lavarinhas (O.H.) – no dia 12 de Julho celebrará as Bodas de Prata Sacerdotais, assim como o P. Policarpo Fernandes G. Pereira (MSC), no dia 18 de Agosto e o P. Ilídio dos Santos da Graça (C.PP.S.), no dia 20 de Dezembro.
P. Fernando Marques (Director Diocesano do A. O.)