Prelado eborense recebe em audiência a Superiora Provincial das Irmãs Doroteias
O Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, recebeu em audiência, no dia 29 de janeiro, na Casa Arquiepiscopal, a Irmã Maria Lúcia Ferreira Soares, Superiora Provincial da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia.
As Irmãs Doroteias vieram para Évora ainda nos tempos em que D. Augusto Eduardo Nunes pastoreava a Arquidiocese (1885-1920). Deste modo, foi com especial alegria que o Arcebispo de Évora acolheu a Superiora Provincial, pois aquele saudoso Prelado eborense foi o tema da sua tese doutoral.
As Doroteias têm por carisma a educação, sobretudo da mulher. Foi neste contexto e na grande sensibilidade social que o Arcebispo precursor da Doutrina Social da Igreja explicitada pela Encíclica Rerum Novarum conduziu estas Irmãs para o coração do Alentejo.
Entre as várias atividades que exerceram, salienta-se o grande Colégio das Doroteias, o Lar dos Trigais, a sua comunidade em Monte do Trigo e mais recentemente a sua inserção nas Paróquias de São Pedro, São Brás e São Mamede, em Évora, na Pastoral presidiária, na Pastoral com as Pessoas de Etnia Cigana, no Serviço Diocesano a Pessoas com Deficiência e sua Família, na Pastoral Universitária, no Recolhimento Ramalho Barahona e no acompanhamento formativo e pessoal das Comunidades CVX.
As Irmãs Doroteias são a Congregação que há mais tempo está presente no território da Arquidiocese de Évora.