P. Daniel Reis, que estudou em Évora, foi ordenado sacerdote em Cabo Verde

O Arcebispo de Évora saúda e felicita o novo Presbítero assim como a Diocese irmã de Santiago de Cabo Verde por este momento de júbilo.
A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (Cabo Verde) acolheu, no dia 6 de julho, a Ordenação Presbiteral de Daniel Jorge Furtado dos Reis, pela imposição das mãos de Sua Eminência, o Cardeal Dom Arlindo Gomes Furtado, Bispo da Diocese de Santiago de Cabo Verde.
Natural da Freguesia de Nossa Senhora da Graça, Daniel nasceu em 20 de outubro de 1991, na Cidade da Praia.
É filho de José Mendes dos Reis Tavares Moreira e Vitória Furtado Monteiro.
Cresceu em Ponta d’Água, onde participou ativamente na Comunidade Cristã de Cruz dos Mártires, destacando-se como leitor, catequista, membro da Legião de Maria e do grupo de jovens Cristo Rei.
Foi batizado a 3 de dezembro de 1993, fez a Primeira Comunhão aos 9 anos e foi crismado pelo saudoso Bispo Dom Paulino Livramento Évora.
No percurso académico, iniciou os estudos no Jardim Nascer do Sol, em 1996, e seguiu para a Escola Secundária Manuel Lopes, na Calabaceira.
Em 2010, ingressou na Universidade de Cabo Verde, onde concluiu a licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas – Estudos Franceses.
Após um ano de Pré-Seminário, Daniel foi admitido no Seminário de São José, na Praia, e posteriormente enviado para o Seminário Maior de Évora, em Portugal, onde completou a formação teológica no Instituto Superior de Teologia de Évora.
Foi admitido como candidato às Ordens Sacras em 2021, instituído Leitor em 2022, Acólito em 2023 e ordenado Diácono em julho de 2024, na Paróquia Santo Amaro Abade, em Tarrafal.
Durante o último ano, exerceu o seu ministério diaconal na Paróquia de Nossa Senhora da Luz, na Ilha do Maio, em exercício pastoral com o Pároco Pe. Manuel Garcia.
Assim, a ordenação presbiteral é o culminar de um percurso de entrega, formação e serviço.
Scroll to Top
ARQUIDIOCESE DE ÉVORA