Homenagem ao Cónego Filipe figueiredo
No dia 18 de novembro, pelas 10h00, o Arcebispo de Évora participou na homenagem ao Cónego Filipe Figueiredo, promovida, em Fátima, pela Associação Fraternitas.
Na sua intervenção, o Prelado eborense recordou as origens familiares, a Vocação e formação sacerdotal e o exercício do ministério presbiteral até 1970.
D. Francisco Senra Coelho recordou também o trabalho do Cónego Filipe Figueiredo na fundação e organização do Secretariado Arquidiocesano da Catequese, na Fundação e organização da Obra das Vocações Sacerdotais (OVS) e na fundação dos Cursilhos de Cristandade na Arquidiocese de Évora.
O homenageado teve um papel importante na imprensa local e regional, foi formador no Seminário Maior de Évora e contribuiu para a formação de uma nova geração de sacerdotes segundo o CVII, tendo sido Director Espiritual do Seminário Maior de Évora e Director Arquidiocesano do Movimento Apostolado da Oração (AO).
O Prelado eborense destacou ainda a Acção Pastoral do Cónego Filipe Figueiredo na Paróquia de S. Brás, em Évora, as preocupações e empreendimentos na pastoral socio-caritativa e a fundação dos Centros Sociais Paroquiais de S. João de Deus e S. Paulo.
Recordou-se ainda a ação diocesana e nacional do Cónego Filipe Figueiredo na Pastoral da Etnia Cigana.
O homenageado esteve ainda ligado à fundação da “Associação dos Missionários de Cristo Sacerdote” e da “Fraternitas Movimento”, assim como na constituição da Fundação D. Manuel Mendes da Conceição
Santos.